Segunda, 08 de Março de 2021
14981559897
Saúde CORONAVÍRUS

Com 618 infectados e UTI lotada, Garça cria Centro de Referência à Covid

Objetivo é fazer com que o atendimento seja mais eficaz, diminuindo o contato entre as pessoas que procurarem atendimento. Garça tem 618 infectados e 258 casos suspeitos, com todos os leitos de UTI ocupados.

21/01/2021 09h17 Atualizada há 1 mês
525
Por: Da Redação Fonte: Garça em Foco
Com 618 infectados e UTI lotada, Garça cria Centro de Referência à Covid

Com uma alta aceleração dos casos confirmados de Covid-19 em Garça nos últimos dias, a administração municipal está tomando providências para priorizar e centralizar o atendimento às pessoas que apresentarem sintomas gripais e outros que possam estar relacionados à doença.

O objetivo é fazer com que o atendimento de todos os pacientes que possam ser sintomáticos seja personalizado, com maior eficiência e, consequentemente, diminuindo a possibilidade de contato entre as pessoas e possível elevação nas transmissões.

O Prefeito João Carlos dos Santos explica a ação: “Estamos criando este centro de referência da atenção básica para à Covid.19. Será implantado na estrutura física na unidade Glenda Rodella Dumas, localizada na rua São João, 165, antigo hospital Samaritano, e que receberá todos os pacientes com sintomas respiratórios ou gripais em casos leves e que podem ser relacionados à doença”.

Início das atividades e horário de funcionamento

O centro de referência de atendimento à Covid-19 começará a atender a partir da próxima semana. Todos os esforços estão sendo feitos para que possa começar já na segunda-feira, mas o anúncio oficial do início dos atendimentos será feito quando toda a estrutura estiver finalizada e pronta para receber os munícipes. 

O local estará totalmente equipado e funcionará 12 horas por dia, sem intervalo para almoço, das 07:00 às 19 h de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 07:00 às 13:00 h. Este serviço será oferecido, inicialmente, por oito semanas a partir do dia 25/01. Se necessário, poderá ser prorrogado.

Atendimento na UPA 24 h

A UPA também já está preparada e a triagem de casos sintomáticos de Covid-19 será atendida separadamente da urgência e emergência de outras enfermidades. 

Quando o centro de referência da atenção básica à Covid-19 estiver em funcionamento, os garcenses poderão procurar a UPA nos horários em que estes serviços não estiverem eu seu horário de funcionamento, ou seja, de segunda a sexta, após às 19:00 h, sábado após às 13 horas e domingo o dia todo. 

A UPA é o serviço de retaguarda para os casos suspeitos de Covid-19.

Hospital São Lucas

O Prefeito também falou a respeito da estrutura que está à disposição para atendimento dos casos de Covid-19 no HSL: “Nós temos sete leitos clínicos para assistência aos casos menos graves, e mais seis leitos de UTI exclusivos para a Covid-19. É bom deixar claro que os leitos de UTI que atendem à Covid-19 estão alocados em separado dos outros 10 leitos de UTI clínica, tipo 2, do HSL, que também está operando normalmente e credenciada à CROSS – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde – do governo do estado de São Paulo”.

Boletim Covid-19 - quinta-feira (21)

Com o aumento dos casos confirmados de Covid-19, os casos que acabam precisando de internações sobem. No mais recente boletim divulgado pela SMS – Secretaria Municipal da Saúde – foi mostrado que os seis leitos exclusivos da UTI Covid-19 do Hospital São Lucas estão ocupados, ou seja, 100% da capacidade está sendo utilizada.

Entre segunda e quinta são 248 casos confirmados, com uma, com uma média de 62 casos por dia.

Confira as informações oficiais atualizadas:

- os casos confirmados subiram de 1.500 para 1.525, com aumento de 25. Entre eles, 602 estão em isolamento domiciliar; são três a mais que o boletim anterior e apenas uma internação;

- os casos suspeitos subiram de 191 para 258, mais 67 que ontem. Entre os suspeitos são 257 pessoas em isolamento domiciliar e uma internação;

- os internados subiram de 14 para 16, sendo sete em leitos clínicos, sem variação, e nove  em leitos de UTI Covid-19, dois a mais que o boletim anterior; 

- os curados subiram de 861 para 881, ou 20 a mais;

- os casos descartados tiveram alta de dois, subindo de 2.429 para 2.431,

- os óbitos confirmados por complicações da doença permanecem em 26.

A equipe da Vigilância Epidemiológica informa os hospitais onde os garcenses estão internados para tratamento:

Internações suspeitas:

- uma no HSL de Garça, ala clínica.

Internações de casos confirmados:

- uma no HC Famema de Marília, ala clínica;

- uma no HU da Unimar de Marília, ala clínica;

- quatro no HSL de Garça, ala clínica;

- uma na Santa Casa de Marília, ala clínica;

- duas no HU da Unimar de Marília, na UTI.

- uma no HC Famema de Marília, na UTI,

- seis no HSL de Garça, na UTI.