Domingo, 26 de Outubro de 2025
19°C 34°C
Garça, SP
Publicidade

Saiba como montar o presépio corretamente e veja seus significados

Menino Jesus deve ser colocado à meia-noite de 25 de dezembro. A montagem é tão importante quanto o próprio presépio em si.

Por: Redação Fonte: Garça em Foco
17/12/2020 às 10h49 Atualizada em 17/12/2020 às 10h58
Saiba como montar o presépio corretamente e veja seus significados

O nascimento do menino Jesus é a data escolhida pela Igreja para celebrar o 25 de dezembro, mas todo mundo a conhece como Natal. E nada mais típico nessa época do que a montagem de um presépio. Inclusive, a montagem do presépio é tão importante quanto o próprio presépio em si. Isso porque cada etapa da montagem representa uma cena que narra o nascimento do Cristo.

Como montar o presépio

  • Passo 1: Comece a montagem do presépio na primeira semana do advento incluindo nesse primeiro momento apenas o cenário, os animais, os pastores e a manjedoura ainda vazia.
  • Passo 2: Na véspera de Natal inclua José e Maria no presépio.
  • Passo 3: Quando o relógio marcar meia noite o menino Jesus deve ser colocado na manjedoura. Nesse momento é interessante que toda a família esteja reunida. É possível também que essa etapa da montagem do presépio seja acompanhada de uma oração, um cântico ou apenas um momento de reflexão.
  • Passo 4: Depois da “chegada” do menino Jesus na manjedoura, adicione também a estrela e os anjos.
  • Passo 5: Para algumas pessoas, os três Reis Magos já podem ser inseridos no Presépio no dia 25 de dezembro. No entanto, outras preferem que eles sejam adicionados apenas no dia 06 de janeiro, data em que se acredita que os reis chegaram a Belém.

E quando desmontar o presépio?

A data utilizada pela Igreja Católica para desmontar o presépio e os demais enfeites de Natal é no dia 06 de janeiro. A data também é conhecida como Festa da Epifania. Em alguns lugares, especialmente nos interiores do Brasil, é comum que sejam celebrados festejos com procissões e missas.

Significado de cada figura do presépio

Menino Jesus: A peça central do presépio, sem ele não haveria Natal. O menino Jesus representa a divindade encarnada e a anunciação de um novo tempo.

Maria: A mãe de Jesus, a principal figura feminina da cristandade. Maria é a representação da força e, ao mesmo tempo, da mulher fiel e leal aos preceitos divinos.

José: O pai terreno de Jesus. O homem que permaneceu ao lado de Maria, cumprindo com seu trabalho de pai oferecendo a educação e o sustento da família.

Manjedoura: Símbolo da humildade do Cristo. Local onde o menino Jesus foi colocado depois do nascimento.

Três Reis Magos: Representados por Belchior, Gaspar e Baltazar. Foram eles que presentearam o menino Jesus com incenso, ouro e mirra, simbolizando, respectivamente, a divindade, a realeza e o sofrimento do Cristo.

Pastores: Os pastores locais foram os primeiros a saber do nascimento de Jesus e chegaram até a manjedoura prestando as primeiras homenagens.

Animais: Os animais representam a natureza e a pureza. Eles estavam ali para aquecer e proteger o menino Jesus.

Estrela: A estrela conduziu os três Reis Magos até o local de nascimento do menino Jesus e não poderia deixar de ser lembrada no presépio.

Anjos: Os anjos são a representação da mensagem divina que chega ao mundo por meio do nascimento do menino Jesus.

Quando montar o presépio?

Presépio natalino: como e quando montar, significados e dicas

Tradicionalmente, o presépio deve começar a ser montado no primeiro domingo do Advento, ou seja, quatro semanas antes do Natal, entre a última semana de novembro e a primeira semana de dezembro.

A palavra advento vem do latim e dentro da tradição cristã significa vinda ou chegada. Resumindo, o advento seria o tempo de preparação para a chegada do Natal.

Contudo, o presépio não deve ser montado de uma única vez. A tradição católica diz que as figuras devem aparecer aos poucos na medida em que se aproxima o dia 25 de dezembro.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.