13°C 25°C
Garça, SP
Publicidade

Reeleição é reconhecimento de esforço em prol do desenvolvimento de Garça, diz João Carlos

“O que a gente quer é que a política tenha um grande compromisso com a verdade.

20/11/2020 às 21h50
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da redação
Compartilhe:
Reeleição é reconhecimento de esforço em prol do desenvolvimento de Garça, diz João Carlos

João Carlos dos Santos, o empresário que, há quatro anos, aceitou o desafio de entrar na política e conseguiu ser eleito prefeito de Garça, novamente foi alçado para ficar no comando do município. Na eleição de domingo passado, o prefeito filiado ao DEM enfrentou novamente as urnas e saiu delas com um reconhecimento ainda maior, ao conseguir angariar quase 50% dos votos válidos. 

Diante desse resultado, vários outros desafios surgem, assim como a necessidade de continuar os projetos encaminhados ao longo do primeiro mandato.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo o prefeito, a significativa aprovação verificada nas urnas refletiu o comportamento observado nos últimos quatro anos. Para ele, o cidadão está compreendendo que uma política nova pode ser desenvolvida e traçar, assim, um caminho diferente de desenvolvimento para a cidade.

“Tivemos quatro anos de mandato, com enfrentamentos que eram necessários e é natural que existem muitos outros a serem encarados e acho que a população reconheceu isso, reconheceu nossos esforços, nossos embates na saúde desde o primeiro ano, os desafios com a máquina pública. Inclusive, o próprio servidor, aquele que tem uma visão sobre a gestão, sobre os investimentos necessários, entendeu isso também”, diz.

Para o prefeito João Carlos, o grande desafio para o novo mandato será continuar esse tipo de ação, mas, também, dar um ritmo mais acelerado, já que várias questões trabalhadas ao longo do primeiro mandato tomaram muito tempo, exigiram muita atenção, o que fez com que outros temas tivessem ficado para trás e que nesse novo governo vão ser priorizados.

“Vamos conseguir avançar com maior rapidez, vamos ter liberdade para fazer uma reforma administrativa, temos alguns compromissos no novo plano de governo com o estatuto do servidor, que vamos rever, juntamente com o plano de carreira. Há questões que nos preocupam muito, como os orçamentos públicos para 2021, já que o impacto da pandemia não se mostrou neste ano, devido às várias leis aprovadas, mas temos de entender que essa intensidade de apoio não será possível em 2021. Temos um orçamento muito justo para o próximo ano, mas fica aí uma preocupação sobre como será o impacto da pandemia na economia de um modo geral e os reflexos disso na administração pública”, aponta.

João Carlos avalia que um dos pontos a ser trabalhado será a continuidade da reorganização da estrutura administrativa da Prefeitura, com uma visão técnica, sendo que outra estrutura a ser trabalhada deve ser a do IAPEN.

O prefeito reeleito teve, ao longo de seu mandato, o desafio de encarar uma questão invisível e bastante complexa: a pandemia. Para João Carlos, a pandemia trouxe um aprendizado para um exercício de liderança, diante de uma questão difícil, na qual estiveram envolvidos interesses de setores diversos, como o comercial, o industrial, entre vários outros.

VOTO

No que se refere à campanha eleitoral, o prefeito reeleito destacou a importância de ter a seu lado um vice reconhecido na comunidade local e identificado com a marca do desenvolvimento da indústria e da sua potencialidade de geração de emprego e renda. 

Além disso, ele sustentou que foi possível construir um arco considerável de alianças, com vários partidos engajados. Ele também classificou a campanha como alegre, transparente, propositiva e que não defendeu somente o mandato que vai chegando ao fim, mas também foi possível divulgar propostas a serem praticadas nos próximos quatro anos.

O prefeito reeleito lembra que, ao longo de seu mandato e também durante a campanha, foi atacado e sofreu com muitas postagens em redes sociais. Para ele, mesmo diante desse quadro no âmbito virtual, o que sobressai é a verdade. Ele sustenta que a grande maioria dos ataques se distanciou da verdade e, por isso, não teve maior alcance.

“O que a gente quer é que a política tenha um grande compromisso com a verdade. A crítica faz parte do processo democrático, a crítica faz parte da construção e do amadurecimento da sociedade, da correção de rumos. A crítica, quando ela só tem o interesse na desconstrução, na desabilitação, se distancia da verdade, na construção de fatos para desestabilizar, não é bom para ninguém, principalmente para a sociedade que precisa de pessoas comprometidas. Acho que no ato de fazer, a gente também erra. O ideal é acertar mais do que errar, mas só erra quem faz, quem não faz minimiza o erro”, diz.

João Carlos avalia que não quer estabelecer um novo formato para eleger pessoas, mas para preparar cidadãos com um novo formato de política que esteja mais próxima da sociedade, mais próxima do interesse comum. Diante disso, os projetos políticos naturalmente se reduzem. Os projetos políticos pessoais, com um único interesse, vão perdendo força, ao passo que se abrem as portas para novas lideranças dentro da comunidade e que tenham um comprometimento e uma atitude voltadas para o interesse comum.

“Nós temos que defender as políticas públicas, dar eficiência a elas, para, justamente, beneficiar as pessoas que usam os serviços. Não seria justo ir às casas das pessoas e não olhar a eficiência dos serviços que são voltados a elas. Temos de ter valores, diálogo, escutar as pessoas, ter o ouvido para receber as demandas e converter essas demandas na adequação do serviço público e que ele seja eficiente”, diz.

João Carlos sublinha que o seu primeiro mandato se destacou pela transparência, pela verdade, pelo trabalho em prol da saúde e pela mobilidade diante da falta de investimento. “Precisamos criar condições com responsabilidade e poder criar meios de investimento. Não é possível admitir que temos tantas coisas de anos paradas. Fecha o caixa da Prefeitura de forma linda e maravilhosa, mas com um passivo oculto por falta de investimento, de infraestrutura deteriorada, de bens públicos abandonados. Não aparece na contabilidade, mas, no longo prazo, tem uma conta oculta e que vai ser cobrada. Queremos fazer a gestão, cuidar do operacional no dia a dia, mas também tirar da gaveta aquilo que está escondido e que, de alguma forma, está impactando negativamente”, sustenta o atual chefe do Executivo.

Ao encerrar, o prefeito ainda diz que, mesmo diante do quadro recessivo ocasionado pela Covid-19, a Prefeitura de Garça tende a fechar o ano com seu melhor desempenho em dez anos. Esse resultado se dá por ter as contas em ordem e contar com os recursos necessários para honrar os compromissos, com um superávit significativo.

“Vamos ter muita determinação, muito trabalho, dedicação. Acordar cedo, trabalhar muito e buscar soluções para aquilo que nos prejudica. Não há solução fácil, mas tenho a certeza de que tanto eu como o Flávio Peres vamos avançar com mais velocidade, sem ter que tirar tanto entulho do caminho. Estou confiante”, finaliza o prefeito reeleito.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Garça, SP
14°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 25°

14° Sensação
2.65km/h Vento
92% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h32 Nascer do sol
06h02 Pôr do sol
Sáb 27° 14°
Dom 29° 16°
Seg 29° 18°
Ter 30° 19°
Qua 30° 19°
Atualizado às 03h03
Publicidade