13°C 25°C
Garça, SP
Publicidade

“Big Brother”: presidente da Acig conhece a moderna Central de Monitoramento das câmeras instaladas em Garça

O presidente da Acig, João Galhardo, e o gerente Fábio Dias, promoveram uma visita à Central de Monitoramento que funciona num espaço no Terminal Rodoviário.

26/10/2020 às 07h49
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da redação
Compartilhe:
“Big Brother”: presidente da Acig conhece a moderna Central de Monitoramento das câmeras instaladas em Garça

O uso da tecnologia para auxiliar a polícia “é uma tendência mundial” e uma arma importante no combate à criminalidade, como demonstram os primeiros resultados obtidos desde a implementação do ambicioso projeto de monitoramento de Garça, que vigia a cidade 24 horas por dia ininterruptamente. 

Numa parceria entre a Prefeitura e a Acig (Associação Comercial de Garça), cerca de 500 câmaras foram instaladas na área central e pontos estratégicos indicados pela Polícia Militar na periferia, entradas e saídas e prédios públicos. Desde então, nada passa despercebido dos olhares eletrônicos desse mega “Big Brother”. Além de inibir a ação de criminosos, através das imagens gravadas diversos crimes já foram esclarecidos. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Esta semana, o presidente da Acig (Associação Comercial e Industrial de Garça), João Galhardo e o gerente Fábio Dias, promoveram uma visita à Central de Monitoramento que funciona num espaço no Terminal Rodoviário. Junto com o prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, eles conheceram de perto o funcionamento dessa central.  Por trás dos olhos eletrônicos, são os olhos humanos que monitoraram a movimentação. 

As câmeras, algumas com alcance de até um quilômetro e giro de 360 graus, são controladas por funcionários da Prefeitura devidamente treinados. O gerente da Acig revela que 11 servidores municipais estão trabalhando no serviço. Através de diversos monitores, as imagens apresentadas pelas câmeras abrangem todos os equipamentos públicos do município de Garça, como as escolas e creches municipais, as unidades de saúde da família, entre outros e também há o monitoramento específico das vias públicas.

A parceria firmada entre a Acig e a Prefeitura Municipal prevê que mensalmente a entidade contribua para a continuidade do serviço, que é desenvolvido por uma empresa especializada, que se responsabiliza pelos equipamentos, pela instalação de câmeras e pela manutenção da estrutura. Essa empresa é contratada pelo município por um prazo de cinco ano.

 “Não houve a entrega oficial do sistema, depois que, logo após a instalação, algumas câmeras foram roubadas, postes foram destruídos e tiveram de ser recuperados. Depois o coronavírus apareceu e a entrega passou a ser adiada, mas o trabalho de monitoramento já está em curso”, declara Fábio Dias.

Um dos destaques desse projeto é o uso das câmeras speed dome, que garantem maior visibilidade, agilidade e precisão, já que agrega mobilidade e exatidão no controle das imagens. Esse modelo de câmera possibilita um monitoramento inteligente e confiável, facilitando a identificação de vários elementos que estão na cena captada.

Outra grande novidade são as câmeras integradas ao Detecta (sistema inteligente de combate ao crime do Governo do Estado de São Paulo), que fazem a fiscalização com tecnologia de leitura das placas dos veículos, permitindo a consulta das imagens captados pelos aparelhos ao banco de dados polícias Civil e Militar. Com isso, veículos furtados, roubados, ou com mandados de busca e apreensão são identificados instantaneamente, assim que entram no município. 

Além de vigiar a cidade em tempo real, as imagens captadas ficam gravadas à disposição das autoridades, contribuindo efetivamente para o esclarecimento de delitos. Exemplo disso ocorreu recentemente. Toda a essa tecnologia avançada colocada à disposição da comunidade foi fundamental para que a Polícia Civil identificasse o veículo e chegasse a identidade do motorista que atropelou e fugiu deixando seriamente ferido o motociclista garcense Lucas Cassiano de Oliveira, 30 anos, funcionário da PPA. Esta semana, através das imagens a Polícia Militar prendeu um indivíduo que tentava passar notas falsas no comércio. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Garça, SP
14°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 25°

14° Sensação
2.65km/h Vento
92% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h32 Nascer do sol
06h02 Pôr do sol
Sáb 27° 14°
Dom 29° 16°
Seg 29° 18°
Ter 30° 19°
Qua 30° 19°
Atualizado às 03h03
Publicidade