Quarta, 02 de Dezembro de 2020
14981559897
Saúde PANDEMIA

HCFAMEMA retoma consultas e exames eletivos presenciais

Os pacientes serão informados da retomada dos atendimentos por meio da DRS e Secretarias Municipais de Saúde, instruídas por Ofício da Superintendência do HCFAMEMA.

19/10/2020 13h06 Atualizada há 1 mês
68
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da Assessoria
HCFAMEMA retoma consultas e exames eletivos presenciais

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA retoma a partir desta segunda-feira, dia 19 de outubro, o atendimento assistencial eletivo presencial para pacientes já agendados. A medida altera as resoluções que suspenderam parcialmente essas atividades em 17 de março de 2020 por causa das medidas de enfrentamento da Pandemia da COVID-19 elaboradas pela Sala de Situação no Plano de Ações Estratégicas e Emergenciais do HCFAMEMA (pacientes oncológicos, em pós-operatório e outras exceções não tiveram o atendimento presencial restringido). Os pacientes serão informados da retomada dos atendimentos por meio da DRS e Secretarias Municipais de Saúde, instruídas por Ofício da Superintendência do HCFAMEMA.

Segundo a diretora técnica do Departamento de Atenção à Saúde Ambulatorial e Hospital Dia (DASAMB-HD), Profa. Dra. Vanessa Dinarte, esta é a segunda fase desta retomada gradual do atendimento assistencial eletivo. “A primeira fase começou em junho, quando a assistência eletiva começou a ser resgatada de forma remota, por telemedicina, através do aplicativo de celular “HCFAMEMA Tá Na Mão”,. disse ela.

Foram quase 1.000 pacientes atendidos por videochamada para identificação das necessidades e inclusive verificação da necessidade do atendimento presencial. Até setembro foram requisitados cerca de 5 mil exames, de raio x a ressonância magnética, nesta retomada dos tratamentos. A telemedicina atendeu pacientes de 12 especialidades médicas: Endocrinologia; Otorrinolaringologia; Neuroclínica; Reumatologia; Pneumologia (adulto e pediátrica); Moléstias Infecciosas; Nefrologia (pediátrica e adulto); Saúde mental; Cardiologia; Gastro Clínica; Dermatologia e Geriatria. Os atendimentos remotos continuam e devem ser ampliados.

Todo o fluxo de atendimento presencial aos pacientes respeita ainda o Plano de Contingência HCFAMEMA para Infecção Humana pelo Novo Corona Vírus COVID-19, com regras rígidas de acesso ao hospital, como aferição de temperatura para ingresso, uso de máscara obrigatório, distanciamento mínimo preconizado pela OMS, espaços tanto na parte externa, quanto na parte interna, são demarcados com fitas zebradas (4 pessoas X 100 Metros²). Foi determinado ainda limitação do fluxo de pessoas (controlado pela zeladoria), como também a restrição para acesso a acompanhante (exceto pediatria, idosos ou pacientes com necessidades especiais, que podem ter apenas um acompanhante).