Cidades Melhorias
SAAE busca solução definitiva para problemas crônicos
Autarquia trabalha em diversas frentes para garantir o melhor serviço à população
31/03/2022 08h22
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da Assessoria

     Com 130 servidores, o SAAE – Serviço Autônomo de Águas e Esgotos trabalha 24 horas para garantir água aos cerca de 45 mil moradores e, coletar e tratar o esgoto gerado pelas residências. Além da atenção dada ao Córrego do Barreiro, principal fonte de captação do município, a Autarquia tem realizado e planejado ações que venham resolver definitivamente problemas crônicos, a exemplo dos emissários de esgoto que atendem a região do Jardim São Lucas, Tibiriçá e Córrego do Veloso no Jardim Nova Garça. 

Dentro das ações, as obras de substituição do poço de visita no Córrego do Patrimônio, no final da rua Sete de Setembro, começaram em fevereiro e devem estar concluídas em abril. Segundo o coordenador de Redes do SAAE, Gustavo Ricci, um problema no sistema de drenagem na rede da concessionária da linha férrea, comprometeu o poço de visita que precisou, além de ser substituído, ser instalado cinco metros a montante para garantir a eficiência do emissário.  

“Não resolveria o problema refazer o ‘pv’ no mesmo lugar. Toda chuva mais agressiva levaria o poço de visita embora.  Não adianta enxugar gelo, o que buscamos é uma solução definitiva. Se fossemos esperar a concessionária consertar o sistema de drenagem para refazermos o poço de visita, demoraria muito mais. Saímos na frente e até o mês que vem o problema estará resolvido”, afirmou. 

Conforme explicou o diretor do SAAE, André Pazzini Bomfim, a Autarquia tem tido um olhar muito amplo sobre todos os problemas que dizem respeito a captação e distribuição de água e a coleta e o tratamento eficiente do esgoto. No entanto, de acordo em ele, algumas situações só aparecem quando há um evento de chuva mais agressiva. 

“Garça é uma das poucas cidades do interior que coleta e trata 99,8% do esgoto. Não temos esgoto despejado in natura. O que existe, são problemas pontuais e que são combatidos de forma célere pelos servidores do  SAAE”, ressaltou.

Pazzini reforçou ainda que o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos têm trabalhado de forma interna na elaboração do Plano Municipal de Saneamento e em breve estará retornando as audiências públicas para tratar de problemas relacionados ao tema junto à comunidade.