Quinta, 22 de Outubro de 2020
14981559897
Geral SALVANDO VIDAS

Em operação: UTI do Hospital São Lucas já acolhe pacientes

Início das operações da recém construída Unidade de Terapia Intensiva ocorreu na quinta-feira, com o acolhimento do primeiro paciente.

10/10/2020 11h40 Atualizada há 5 dias
555
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da redação
Em operação: UTI do Hospital São Lucas já acolhe pacientes

A Unidade de Pronto Atendimento “Lucas do Nascimento Moreira” do Hospital São Lucas, inaugurada no último dia 17 de setembro, agora já é uma realidade concreta. Após um período de desinfecção e instalação de novos equipamentos (como hemodiálise), ocorreu na manhã de quinta-feira (08) o início oficial das atividades da UTI, conforme informou em nota a Assessoria de Comunicação da AHBB|Rede Santa Casa, gestora da Santa Casa de Misericórdia de Garça e parceira da Prefeitura na instalação desse sonhado espaço.

“É com grande satisfação que a AHBB|Rede Santa Casa vem informar a toda população de Garça e região, o início das atividades da a Unidade de Terapia Intensiva. Na manhã desta quinta-feira, 08 de outubro de 2020, foi feito o acolhimento do primeiro paciente pela UTI, após um cuidadoso processo de preparação e testes de equipamentos e protocolos depois de sua inauguração, e de receber nesta segunda-feira, 05 de outubro, equipamentos de hemodiálise para estabilização dos pacientes com complicações renais”, informou a nota.

O primeiro paciente foi admitido pelo Dr. Dênis Pena Carneiro na UTI após ser submetido a uma cirurgia de amputação do membro inferior esquerdo, e devido ao estado clínico foi solicitada a retaguarda de UTI para o mesmo. “No momento o paciente apresenta melhora dos parâmetros clínicos, está bem acordado, consciente e responsivo, sem necessidade de processos invasivos. Ainda ontem (quinta), outros dois pacientes também foram admitidos na UTI por casos clínicos distintos, totalizando três internações até o início da noite desta sexta-feira (09)”, informou a assessoria.

Essa é a primeira Unidade de Terapia Intensiva de Garça, um marco histórico para o atendimento à saúde da cidade e região. A unidade possui 10 leitos de alta complexidade e já inicia sua atividade como UTI GERAL- tipo 2, atendendo a todos os tipos de necessidades clínicas e pós cirúrgicas. Para casos de Covid-19, o Hospital São Lucas segue o atendimento de enfermaria – internação, e em casos mais graves que demandem internação em UTI, os pacientes serão encaminhados para hospitais credenciados em Marília e região.

Sob a coordenação da Dra. Dolores Cristina Manzano de Albuquerque, a unidade conta com outros 10 médicos de diversas especialidades, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fonoaudiólogo, fisioterapeutas e auxiliares de limpeza, gerando ao todo aproximadamente 50 empregos diretos.

A AHBB|Rede Santa Casa reforçou neste primeiro acolhimento, o compromisso assumido na inauguração: garantir o atendimento intensivo para casos graves, mas também possibilitar a realização de procedimentos e cirurgias mais complexos que necessitam de recuperação em UTI, no Hospital São Lucas, que antes só eram realizados fora do município. “A realização deste projeto tão importante só foi possível com os esforços conjuntos de colaboradores e gestores da AHBB|Rede Santa Casa, além de parceiros e servidores da sociedade civil”, concluiu a nota.