Geral Recordar
Ipiranga e Flamengo: equipes de tradição e glórias
Nesta coluna, Tico Cassola rende homenagem a dois grandes times que marcaram época: Clube Atlético Ipiranga e Flamengo Esporte Clube, que por coincidência, fariam aniversário neste mês de março se estivessem em atividades.
25/03/2022 21h05 Atualizada há 2 anos
Por: Francisco Alves Neto Fonte: da redação
Time do Ipiranga, campeão amador de 1976

Hoje recordamos os bons tempos do futebol amador garcense. Assim como homenageamos dois grandes times que marcaram época: Clube Atlético Ipiranga e Flamengo Esporte Clube, que por coincidência, fariam aniversário neste mês de março se estivessem em atividades. O Ipiranga foi fundado no dia 21 de março de 1960, enquanto o Flamengo nascia no dia 30 de março de 1977. 

O Ipiranga é o time de maior longevidade da cidade, pois participou exatos 39 anos de forma ininterrupta de todas competições promovidas na cidade, entre os anos de 60 à 70. Já o Flamengo é simplesmente o maior campeão da história, com 12 títulos só no campeonato amador. Sempre comento nas resenhas que são dois recordes que dificilmente serão batidos, acho até mesmo impossível.

Ainda mais levando-se em conta que nem campeonato amador tem mais. O que antigamente era uma competição disputadíssima e atraente, chegou ao fim de forma melancólica. Perdeu para o tempo, para o progresso e para um mundo globalizado. 

E pensar que antigamente, lá nos anos 50/60, os campos eram de terra batida, o campo da Vila Manolo, Campo da Vila Nova, Congregação, Campo do Bandeirante e o “charmoso” Municipal, ao lado do Bosque Municipal. Nesta época grandes times e bons jogadores. 

Depois, a partir dos anos 70 começaram a ser gramados: Campo de Vila Rebelo, o famoso “Beira Zona”, que virou o “Toyotão”, Nassim Cotait extinto), Campo da Escola Agrícola, que virou o Módulo Esportivo e finalmente o Platzeck.  Nesta época poucos times e poucos jogadores. Aí entrou em campo o “futebol suíço” e o futebol amador tomou uma verdadeira goleada e não resistiu. Tá eliminado. 

  Creio que a curto e a médio prazo, é impossível a volta do campeonato amador. A longo prazo quem sabe. Está difícil até mesmo arrumar jogadores que tenham disposição e vontade de ir jogar bola. Hoje para o dirigente é bem mais “tocar “ uma equipe no futebol suíço do que no amador.  

Para matar saudade dos torcedores, recordamos o Flamengo campeão amador de 1992: Em pé da esquerda para direita: Bétão Aguiar (treinador), Renato Desiderato (dirigente), Luiz Quine (dirigente), Roberto Bertuço, Ênio Aguiar, Renato Miranda, Dinho Parreira e Bétão;

Agachados: José Luiz (massagista), Dinho Scartezini, Betinho Calegari, Luizinho, Tonho Alves, Tino, Esquerdinha e Pônei.

E o Ipiranga, posando com a faixa de campeão na temporada de 1976: Em pé, da esquerda para direta: Alcides Vaz (treinador), Róbson “Pézão”, Berto Nico, Corinho, Ricardinho, Jair Proença e Marcelo. Agachados: Mauro Val, Gilvan, Heitor “Tiarim”, Chico Ramalho, Toninho Marques e Béia Galvão.

 

Wanderley Tico 

Cassola