Domingo, 25 de Outubro de 2020
14981559897
Geral TEMPO

Defesa Civil alerta para calor extremo de até 45º

Segundo o Climatempo, há ´previsão de chuva para o próximo sábado no interior do Estado.

07/10/2020 13h18
753
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da redação
Charge de Leandro Ouros, publicada em setembro de 2012 no Jornal Comarca de Garça. Na época também estava um calorão como hoje. Mostra a nossa
Charge de Leandro Ouros, publicada em setembro de 2012 no Jornal Comarca de Garça. Na época também estava um calorão como hoje. Mostra a nossa "heroína", a garcinha, indo até São Pedro pedir um pouco de chuva

Defesa Civil emitiu um alerta que, essa semana, persistirá a sensação de calor intenso e, em alguns momentos, fazendo com que a máxima atinja 45°C na região de Garça, Bauru e Marília, Araçatuba, segundo a previsão meteorológica de alguns institutos.

O órgão informou que, a partir de sexta-feira (9), possa ocorrer pancadas de chuvas fortes, com possível queda de granizo, em pontos isolados. Na tarde desta terça-feira (6), os termômetros marcaram até 42°C em cidades da região. A umidade estava em 10%, índice considerado extremamente baixo e prejudicial para a população. O valor ideal, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é de 60%, cinco vezes maior do que a registrada em alguns municípios.

A baixa, conforme a Defesa Civil, afeta o organismo de todos os seres vivos. Valores abaixo de 40%, além de dificultarem a dispersão de poluentes, provocam o ressecamento das mucosas das vias aéreas, tornando a pessoa mais vulnerável a doenças respiratórias e a infecções virais e bacterianas. A baixa umidade do ar também favorece o aparecimento de problemas oculares e alergias e a desidratação, sendo um sério risco, principalmente para crianças e idosos. Com isso, é importante aumentar a ingestão de líquidos, frutas e vegetais, manter olhos e vias nasais hidratados, com colírios e soros ou lavando-os, utilizar umidicadores ou toalhas úmidas nos cômodos da casa, evitar o uso de ar-condicionado, pois resseca ainda mais o ar e atividades físicas entre 11h e 17h.

PREVISÃO

De acordo com o site Climatempo, a previsão para hoje (7) é de sol o dia todo sem nuvens no céu, tendo a máxima de 41 graus e a mínima de 22°C. A umidade relativa do ar deve atingir entre 10 e 38%. Na quinta-feira (8), o calor continua, podendo variar entre 23°C a 42°C. Na sexta (9), o sol continuará predominando, com a máxima de 42 e a mínima de 24. A previsão de pancadas de chuva é para o sábado (10), com 90% de chances, segundo o Climatempo. Os termômetros devem atingir a máxima de 38°C e a mínima de 21°C.