Domingo, 25 de Outubro de 2020
14981559897
Geral FLEXIBILIZAÇÃO

Novo decreto autoriza clubes, eventos e esportes coletivos ao ar livre

Conforme o decreto, eventos públicos ou privados, coorporativos ou sociais, podem ser realizados seguindo restrições.

05/10/2020 19h22 Atualizada há 3 semanas
932
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da redação
Novo decreto autoriza clubes, eventos e esportes coletivos ao ar livre

Já está valendo a partir desta segunda-feira (05), as regras do novo decreto publicado no Diário Oficial Eletrônico de sexta-feira, que flexibiliza ainda mais as medidas de prevenção e enfrentamento à Covid-19. Entre as principais mudanças está a autorização para a volta do funcionamento dos bufês, edículas, realização de eventos como shows e apresentações, além da liberação de quadras e campos privados para prática de jogos coletivos ao ar livre.

“Como já estamos há 28 dias na fase amarela, todas essas atividades passaram a ser permitidas pelo Governo do Estado”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Henrique Severino. Segundo ele, em relação ao comércio não há alterações. As lojas continuarão funcionando das 10 às 18 horas diariamente, e das 9 às 16 aos sábados.  

Conforme o decreto, eventos públicos ou privados, coorporativos ou sociais, podem ser realizados seguindo restrições: horário reduzido de 8 horas, com 40% da capacidade. Deve haver controle de acesso, assentos e filas com distanciamento mínimo. Estão proibidas as atividades com público em pé.

Academias de esportes de todas as modalidades, clubes, centros esportivos e de dança podem funcionar com restrições, que também valem para a prática de atividades físicas ao ar livre. Obrigatório uso de máscaras faciais para trabalhadores e frequentadores para cobertura das vias respiratórias.  

O horário de funcionamento está reduzido a 8 horas diretas ou alternadas, autorizando-se a entrada de um frequentador para cada 7m² de área útil, ou até 30% da capacidade prevista AVCB, prevalecendo o que for mais restritivo.  Devem-se manter sempre que possível, distância mínima de 1,5 metros entre pessoas durante a atividade física. Atividades físicas que adotem a prática do compartilhamento dos equipamentos, tais como circuitos, não estão autorizadas. Atividades físicas em quadras e campos esportivos estão autorizadas para o número mínimo de participantes. Jogos estão autorizados somente sem público e sem eventos sociais recreativos presenciais, podendo, exclusivamente neste caso, ser dispensado o uso de máscara.

Confira a íntegra do novo Decreto clicando no link: https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=MTMwNDQ3