Quinta, 22 de Outubro de 2020
14981559897
Geral ECONOMIZE

Colapso: estiagem e calor provocam falta de água em vários bairros

Na tarde desta terça-feira (29), segundo alerta do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), ocorrerá desabastecimento em vários pontos da cidade.

29/09/2020 14h11 Atualizada há 3 semanas
604
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da redação
Reservatórios de captação estão no limite.
Reservatórios de captação estão no limite.

A exemplo de outros municípios da região, Garça começa a ter problemas de abastecimento de água resultado da estiagem prolongada. Com o consumo aumentando na mesma proporção das altas temperaturas, começa a faltar nas torneiras das residências. Na tarde desta terça-feira (29), segundo alerta do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), ocorrerá desabastecimento em vários pontos da cidade.

Desde que as chuvas cessaram na região de Garça - não chove há mais de um mês -, o SAAE vem alertando a população quanto ao uso racional da água, evitando lavar calçadas, carros, diminuindo o tempo no banho e a lavagem de quintais, reaproveitando água de lavadoras, entre outras ações. O diretor-superintendente da autarquia, Ulysses Bottino Peres, sustenta que atualmente são dois problemas: o climático, com falta de chuvas, e também o uso de água em um volume bem maior que o normal. “Sabemos que há mais pessoas em casa devido à pandemia, a temperatura está alta, o que aumenta o consumo. A conscientização é muito importante”, disse.

Para garantir o abastecimento, especialmente durante o dia, desde o dia 21 de setembro, duas das cinco bombas que enviam água para tratamento na cidade estão sendo desligadas a partir das 21 horas. Tudo para evitar que não falte água durante o dia para a população. Mesmo assim a medida não está evitando a falta de água.

Os fiscais do SAAE já estão circulando pelas ruas da cidade verificando o uso incorreto da água. Em um primeiro momento é feita a notificação ao morador e, em caso de reincidência, pode haver a lavratura da multa. “O objetivo não é multar as pessoas, mas queremos garantir que continuemos oferecendo esse bem precioso, que é a água, a todos os garcenses. Reforçamos o pedido de colaboração de todos”, finalizou Peres