Segunda, 26 de Outubro de 2020
14981559897
Brasil SOLIDARIEDADE

Gesto de amor: família doa órgãos de adolescente acidentado

Com isso, várias pessoas terão a chance de continuar vivendo, graças à postura dos familiares que em meio à dor da perda optaram por salvar vidas de pessoas que aguardam na fila de transplantes.

24/09/2020 11h52 Atualizada há 4 semanas
3.464
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da redação
Órgãos de Guilherme vão salvar inúmeras vidas. (Foto: rede social)
Órgãos de Guilherme vão salvar inúmeras vidas. (Foto: rede social)

 Mesmo abalados, os pais do adolescente garcense Luiz Guilherme Pereira Santos, 15 anos, num gesto de amor e solidariedade, decidiram doar os órgãos do filho falecido. Com isso, várias pessoas terão a chance de continuar vivendo, graças à postura dos familiares que em meio à dor da perda optaram por salvar vidas de pessoas que aguardam na fila de transplantes.

O garoto, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Clínicas (HC) de Marília desde o acidente trágico na terça-feira (22), não resistiu aos graves ferimentos e teve morte cerebral confirmada pelos médicos na noite desta quarta-feira (23).

Segundo informou o núcleo de imprensa do HCFAMEMA os procedimentos de doação de órgãos tiveram início logo após o anúncio da morte encefálica com a autorização da família. Através da OPO (Organização de Procura de Órgãos) é feito todo o processo de documentação, contato com central de transplantes, equipes transplantadoras de hospitais que tenham pacientes aptos e que estão no começo da fila. A captação dos órgãos deve ocorrer nesta tarde de quinta-feira. Ainda não é possível saber quantos e quais órgãos serão captados e seus destinos.

Segundo apurado pela reportagem do portal Garça em Foco, Guilherme era filho de Luiz e Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos, moradores na rua Professora Vanda Barbosa Monteiro 161, Jardim Frei Aurélio. Seu corpo será liberado apenas após os procedimentos de retirada dos órgãos, o que deve ocorrer apenas no final da tarde desta quinta-feira.