
Orgulhosos. Assim estão os familiares dos jovens garcenses Thiago Moura e Pablo Funchal, que ao lado do também sócio Guilherme Lorca (ex-Paypal), fundaram em 2016 a X Good Brains (xGB), startup focada em oferecer soluções baseadas em inteligência artificial e realidade aumentada. Apesar do pouco tempo de atuação, a empresa se destacou conquistando inúmeras premiações.
O desempenho da xBG chamou a atenção da varejista Le Biscuit, que nesta semana anuncia a aquisição de 70% da empresa idealizada pelos garcenses, que integrará o time de tecnologia e inovação do Le Labs, setor responsável pela transformação digital da marca no último ano. Os outros 30% continuam com os fundadores, que ao lado dos seus atuais 20 colaboradores, passam a atuar exclusivamente no Le Labs.
Segundo a Le biscuit, a equipe já trabalha no desenvolvimento de novos serviços e tecnologias, entre eles a realidade aumentada para experimentação de produtos e um novo aplicativo da Le biscuit. “Nosso objetivo é integrar e transformar os diferentes canais de compras físicos e digitais em espaços ainda mais atraentes, estimulantes e com uma usabilidade e experiência encantadoras. Isso vai gerar mais valor aos clientes e potencializar as vendas. Para isso, nada melhor do que trazer jovens brilhantes para somar à nossa experiência de 53 anos no varejo brasileiro”, destaca David Lee Wright, CEO da Le biscuit. “O e-commerce teve um avanço expressivo no último ano e já representa 10% do nosso negócio, sendo mais de 50% gerado por meio da omnicanalidade. Nesse cenário, o time da xGB chega para agregar ainda mais na jornada dos clientes”, conclui o executivo.
Uma das principais apostas será a realidade aumentada (XAR Virtual Try-on), para aproximar a experiência de compra online da loja física, permitindo ao cliente experimentar o produto no ambiente desejado antes da compra. Pesquisas do setor mostram que enquanto 44% dos carrinhos de compra online são abandonados devido ao desconforto do consumidor em não experimentar o produto antes da compra, a realidade aumentada eleva em 94% a taxa de conversão em vendas. Além disso, 98% dos usuários a consideram uma ferramenta útil.
“Decidimos nos unir à Le biscuit pois é uma empresa brasileira, com raízes nordestinas, que tem uma grande história e um potencial gigantesco para crescer no ambiente virtual. Com o tamanho e experiência da companhia, vislumbramos um mar de possibilidades de ideação e desenvolvimento de soluções visando um único objetivo e foco, que é encantar as clientes da Le biscuit com muita tecnologia e inovação. Algo que não tínhamos quando prestávamos serviços para diversas empresas. Será um grande laboratório”, afirma Thiago Moura, CEO da xGB.
O COMEÇO
Nascido em Garça, Thiago é filho do advogado e ex-vereador Júlio Cezar Kemp Marcondes de Moura, e da professora Márcia Cristina de Oliveira Perez. Graduado em engenharia de materiais na UFSCar, Pablo também é garcense, filho do ex-vice-prefeito Rodrigo de Sá Funchal Barros e da professora Fernanda Rodrigues Aronne Barros. Os jovens se orgulham de suas raízes, e se enchem de satisfação quando revelam que concluíram ensino médio nas escolas CSA (Thiago) e Lumen (Pablo).
Enquanto estudava marketing na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Thiago teve a oportunidade de fazer estágio no Yahoo e no Google. “Apesar de ter me formado em marketing e me especializar em marketing digital, foi ali que tive meus primeiros contatos com tecnologia. Sempre tive paixão por inovação e programação, e acabei indo me aprofundar mais nessa área”, conta Thiago, que teve uma ascensão muito rápida dentro do Google.
“Em quatro anos recebi diversas promoções até chegar em Nova Iorque nos Estados Unidos, no meu último ano na empresa. Depois fui transferido para Washington D.C. onde coordenei a maior operação de anúncios online da história, que foi as eleições envolvendo a Hillary Clinton com o Donald Trump”, revela Thiago, que logo em seguida tomou a decisão de retornar ao Brasil para montar sua própria empresa.
“Eu e o Pablo somos amigos de infância e sempre sonhamos com isso. Na verdade, é a história de uma empresa fundada por três amigos, já que nosso terceiro sócio, o Guilherme, morou e estudou comigo no Mackenzie, onde se formou em economia”, diz.
Dessa união surgiu a xGB, que primeiramente se especializou para explorar o universo de realidade aumentada e virtual. Depois seu foco voltou-se nas soluções para o varejo. A atuação de excelência rendeu vários prêmios em sua curta trajetória, dentre os quais se destaca o terceiro lugar no Ranking 100 Open Startups, um dos mais importantes da américa latina que aponta as empresas mais atraentes para o mercado corporativo.
“Ano passado ganhamos o terceiro lugar em New Trends, e esse ano ficamos em sexto na categoria RetailTechs”, diz Thiago orgulhoso.
O “namoro” com a Le Biscuit começou primeiramente com uma tentativa de recrutamento de Thiago para a função de diretor de tecnologia. “Na verdade, quando eles conheceram a xGB viram valor não apenas em mim, mas em toda a equipe, principalmente nos sócios e nos programadores. E o que era pra ser uma contratação única acabou virando a aquisição de uma startup como um todo, e estamos muitos felizes com essa parceria porque estamos diante de um desafio muito maior”, avalia.