A Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE) de Tupã prendeu, nesta semana, um homem de 41 anos que cultivava pés de maconha em “escala comercial” no quintal de sua casa, no bairro Campante, em Quintana. O caso veio à tona após denúncias anônimas.
Ao chegarem ao local, os policiais civis já puderam visualizar, ainda da rua, dois enormes arbustos de maconha — ambos com cerca de dois metros de altura, ultrapassando o muro da residência. Ao todo, as plantas apreendidas pesaram aproximadamente quatro quilos.
O suspeito alegou que o cultivo seria para consumo próprio, mas a justificativa não convenceu os investigadores. Segundo a DISE, o porte dos arbustos e a quantidade de material apreendido deixavam claro o objetivo comercial, com potencial para produzir grande número de porções da droga. Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, na modalidade cultivo.
A operação fez parte das ações contínuas da DISE no combate ao tráfico. Além desta ocorrência, a delegacia também desencadeou, nos últimos dias, a Operação Circuito Fechado, voltada ao cumprimento de mandados de busca e apreensão em investigações contra o tráfico e a associação criminosa em Tupã.
Mais de 20 policiais civis participaram da operação, que resultou na apreensão de cocaína, maconha, materiais usados no preparo e embalagem de entorpecentes e até máquinas de cartão — usadas para facilitar a comercialização da droga. Os principais alvos, um homem de 31 anos e uma mulher de 34, não foram encontrados, mas continuam respondendo ao inquérito.
A DISE reforça a importância da denúncia anônima, que pode ser feita diretamente na delegacia ou pelos canais oficiais da Polícia Civil, contribuindo para ações que coíbem a atividade criminosa e fortalecem a segurança da região.