A Escola Técnica Estadual (Etec) Dep. Paulo Ornellas Carvalho de Barros de Garça, conhecida popularmente como Escola Agrícola, está com inscrições abertas para seus cursos gratuitos com início previsto para 2026, oferecendo 175 vagas distribuídas em quatro formações. A novidade é o curso técnico em Veterinária, que chega para ampliar as oportunidades na área de ciências agrárias e de recursos naturais.
Confira os cursos disponíveis na unidade de Garça:
Período: Noturno
Vagas: 35
O curso técnico em Veterinária tem duração de três semestres (um ano e meio) e é voltado a alunos que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio, ou que já tenham concluído os estudos.
A formação prepara o profissional para atuar em clínicas e hospitais veterinários, pet shops, laboratórios, fazendas, haras, empresas de nutrição e reprodução animal, ONGs e órgãos públicos ligados à saúde e ao bem-estar animal.
Período: Integral (manhã e tarde)
Vagas: 70
O curso de Agropecuária forma o profissional que planeja, executa, acompanha e avalia projetos agropecuários e agroindustriais, supervisionando a produção e administrando empresas rurais. Também promove a industrialização, comercialização e sustentabilidade dos processos produtivos.
Durante o curso, o estudante aprende a experimentar e aprimorar tecnologias de produção sustentável, executa pesquisas e análises laboratoriais, presta assistência técnica e consultoria, e participa de ações de extensão e capacitação rural.
O curso é integrado ao Ensino Médio, permitindo ao aluno cursar a base nacional comum (BNCC) e a formação técnica profissional em período integral.
Eixo Tecnológico: Recursos Naturais
Mercado de trabalho: empresas agropecuárias e agroindustriais, usinas de açúcar e álcool, cooperativas, fazendas, consultorias e instituições de pesquisa e extensão rural.
Pré-requisito: possuir certificado de conclusão do Ensino Fundamental (regular, EJA ou ENCCEJA).
Período: Manhã
Vagas: 35
Voltado a quem concluiu o Ensino Fundamental, esse itinerário formativo tem foco no estudo dos efeitos das atividades humanas sobre os ecossistemas, explorando aspectos físicos, químicos, biológicos, sociais e culturais do meio ambiente.
Ao final, o estudante recebe o certificado de conclusão do Ensino Médio e está habilitado a prosseguir os estudos no nível superior.
Eixo Tecnológico: Educação Básica
Mercado de trabalho: organizações empresariais que exigem o Ensino Médio completo, com possibilidade de atuação como estagiário ou jovem aprendiz.
Pré-requisito: certificado de conclusão do Ensino Fundamental (regular, EJA ou ENCCEJA).
Período: Noturno
Vagas: 35
O curso forma profissionais aptos a atuar na produção de mudas florestais, extração e beneficiamento da madeira, e na gestão sustentável dos recursos florestais. O técnico também pode inventariar florestas, administrar unidades de conservação, atuar na preservação ambiental e fiscalizar fauna e flora silvestres.
Eixo Tecnológico: Recursos Naturais
Mercado de trabalho: instituições públicas e privadas, indústrias de papel e celulose, parques e reservas naturais, indústrias de silvicultura e empresas de extensão rural.
Pré-requisitos:
Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio (2ª ou 3ª série); ou
Estar matriculado na EJA (a partir do 2º semestre) ou possuir certificados de aprovação no ENCCEJA; ou
Ter certificado de conclusão do Ensino Médio via ENEM.
Os interessados devem se inscrever no Vestibulinho Etec, processo seletivo que define o ingresso nos cursos. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br até o dia 3 de novembro.
Com a nova grade de cursos, a Etec de Garça amplia sua atuação na formação técnica e profissional de jovens e adultos, fortalecendo o desenvolvimento educacional e econômico da cidade.