Uma jovem foi socorrida pelo Samu após entrar em coma alcoólico na noite de domingo (5), na região do Campus Universitário, zona oeste de Marília. Segundo informações do Marília Notícia, a jovem participava de um grupo de amigos que consumia bebidas alcoólicas em uma conveniência na rua Manoel Santos Chieira. Após ingerir grande quantidade de álcool, ela passou mal e foi levada inconsciente ao Hospital de Clínicas (HC) de Marília.
Apesar do cenário, não há qualquer indício de que o episódio registrado em Marília tenha relação com ingestão de metanol. Segundo a Vigilância Epidemiológica, o município segue sem registros confirmados desse tipo de intoxicação.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica de Marília que foi levantado pelo jornalista Alcyr Netto do Marília Notícia, a cidade tem registrado aumento nos casos de intoxicação exógena — reações do organismo a substâncias externas, como álcool, medicamentos, drogas ou produtos químicos — passando de 496 ocorrências em 2024 para 547 em 2025, um crescimento de 10,3%. Embora as autoridades não tenham detalhado todas as causas, episódios como coma alcoólico se enquadram nessa categoria.
Especialistas alertam que o consumo excessivo de álcool entre jovens universitários é um comportamento social enraizado, muitas vezes associado a celebrações, amizade e descontração, mas que também representa alto risco à saúde e à segurança, incluindo internações e acidentes.
O caso serve como alerta para pais, educadores e jovens sobre os perigos do consumo descontrolado de bebidas alcoólicas e reforça a importância de atenção em momentos de confraternização.