Garça METANOL
Governo de SP confirma 24 cidades com casos de intoxicação por metanol; caso mais próximo de Garça é em Araçatuba
Autoridades investigam a origem das bebidas adulteradas; Araçatuba, a cerca de 180 km de Garça, é a cidade mais próxima com registros de intoxicação por metanol.
07/10/2025 13h32
Por: Redação Fonte: Garça em Foco

O Governo do Estado de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (6) que 24 cidades paulistas registraram casos confirmados ou suspeitos de intoxicação por metanol, substância altamente tóxica encontrada em bebidas adulteradas.

De acordo com o boletim divulgado pelas autoridades, 14 casos foram confirmados e 178 permanecem em investigação. A maioria das confirmações ocorreu na capital paulista, mas também há registros em São Bernardo do Campo, no ABC, onde foram registradas mortes relacionadas à ingestão das bebidas contaminadas.

Entre as cidades com casos confirmados ou suspeitos está Araçatuba, que fica a cerca de 180 km de Garça, sendo a mais próxima da região com ocorrência. Até o momento, não há registro de casos em Garça ou nas cidades vizinhas.

O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, informou que a principal linha de investigação aponta para o uso de metanol na fabricação de bebidas falsas, especialmente cachaças e destilados vendidos de forma irregular. Uma hipótese anterior — de que o metanol estaria sendo usado apenas para lavar garrafas reutilizadas — não foi totalmente descartada, mas perdeu força nas apurações.

Confira as 24 cidades paulistas com casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por metanol:
Araçatuba, Cajuru, Carapicuíba, Cubatão, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Mauá, Osasco, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Taboão da Serra e Vinhedo.

A recomendação das autoridades é evitar o consumo de bebidas de procedência duvidosa, sem rótulo ou vendidas a granel, e denunciar estabelecimentos suspeitos às forças policiais.