Garça PARCERIA
CPFL e Prefeitura de Garça lançam projeto que substitui árvores condenadas e planta cinco vezes mais mudas
Iniciativa prevê substituição de árvores condenadas e replantio de cinco vezes mais mudas, unindo segurança urbana e preservação ambiental.
18/09/2025 17h24
Por: Redação Fonte: Garça em Foco
Foto: Prefeitura de Garça

A Prefeitura de Garça, em parceria com a CPFL, está desenvolvendo o Projeto Arborização Segura, que visa substituir árvores condenadas que representam riscos à população e, ao mesmo tempo, ampliar a arborização da cidade. As informações foram retiradas do site oficial da Prefeitura.

A ação integra o programa Arborização Mais Segura, da CPFL, que busca harmonizar o crescimento urbano com a expansão da rede elétrica. O programa foca na prevenção de acidentes, redução de riscos e incentivo ao plantio de espécies adequadas para o ambiente urbano.

Após levantamento da equipe da SAMA, foram catalogadas 100 árvores em situação de risco. Para compensar a retirada dessas árvores, o município realizará o replantio de 500 novas mudas, ou seja, cinco vezes mais árvores do que serão retiradas.

Além do replantio, todo o volume das árvores retiradas será transformado em matéria orgânica, promovendo reaproveitamento sustentável e fortalecendo práticas de economia circular.

Com essa iniciativa, Garça não apenas substitui árvores comprometidas, mas também multiplica sua cobertura verde, garantindo mais sombra, ar puro e benefícios ambientais para as futuras gerações. O projeto é um exemplo de como a integração entre poder público e concessionárias pode resultar em soluções eficazes e sustentáveis para a comunidade.