Na tarde desta quarta-feira (10), os moradores de Garça receberam em seus celulares um alerta de nível severo emitido pela Defesa Civil devido à baixa umidade do ar. O aviso, acompanhado de um sinal sonoro de emergência, chamou a atenção dos garcenses para os riscos à saúde e o alto risco de queimadas.
A mensagem exibida nas telas dizia:
“Seu local está com umidade do ar em Emergência! Risco à saúde e de incêndios em vegetação. Beba água e não faça queimada. Válido até as 19h.”
Segundo a Defesa Civil, o alerta foi enviado para celulares com tecnologias 4G ou 5G, em sistemas Android e iOS, atingindo toda a população conectada.
De acordo com o monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), Garça e outros municípios da região registraram índices de umidade próximos de 12%. O Mapa de Risco de Incêndio classificou as cidades em nível de emergência para queimadas.
A Defesa Civil recomenda que a população mantenha hidratação constante, evite esforços físicos sob o sol forte, utilize umidificadores ou toalhas úmidas em ambientes fechados e, principalmente, não realize queimadas, que podem sair de controle rapidamente em condições extremas como as atuais.