Garça SOCIAL
Número de pessoas em situação de rua dispara em Garça e Prefeitura admite gravidade
Situação preocupa comerciantes e população; após repercussão nas redes sociais, Garça em Foco buscou a Prefeitura para ouvir posicionamento oficial.
04/09/2025 15h06 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: Garça em Foco
Foto: Eliseu Baptista / Redes Sociais

Garça vem enfrentando um problema cada vez mais evidente: o aumento no número de pessoas em situação de rua e andarilhos circulando pela cidade, especialmente no Centro. A Praça Rui Barbosa, popularmente conhecida como Praça da Matriz, se tornou o retrato mais visível dessa realidade.

Na manhã do dia 3 de agosto, uma foto publicada pelo conhecido comerciante Eliseu Baptista em sua rede social viralizou e ultrapassou a marca de cem comentários. O conteúdo despertou reações indignadas de moradores e comerciantes, que relataram situações de insegurança e constrangimento, que vem aumentando expressivamente nos últimos meses.

“Não tem mais condições de frequentar esse lugar... Alguém tem que fazer alguma coisa...”, disse uma moradora.

“Está uma vergonha o Centro, imagina o resto da cidade”, comentou outro internauta.

A insatisfação também atinge o comércio local. “Isso reflete até para os comerciantes... lamentável essa situação... Eu já não vou faz tempo no supermercado na frente da praça, para não ver essa situação lamentável... Garça e a gestão têm que tomar providências urgente”, escreveu um usuário.

Houve ainda relatos de desrespeito com a população: “Tem moradores de rua tomando banho na praça, mostrando as partes íntimas com senhorinhas indo para a igreja e abaixando a cabeça. Eu nunca vi tanto desrespeito com os cidadãos de bem.”

Outro comentário reforça a mudança no espaço público: “Antigamente a gente sentava, ficava com as crianças, hoje em dia não dá nem para passar mais.”

Todos os comentários podem ser vistos na postagem, clicando aqui.

Diante da repercussão e do aumento visível de casos nos últimos meses, o Garça em Foco procurou a Prefeitura de Garça para entender que ações estão sendo tomadas diante desse crescimento visível do número de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Nota da Prefeitura

Em resposta ao Garça em Foco, a Prefeitura afirmou que as medidas possíveis dentro da esfera municipal envolvem a condução dessas pessoas à Casa de Passagem NAM (Núcleo de Apoio ao Migrante). Nos casos mais graves, quando há dependência química ou risco à saúde, pode ocorrer internação, desde que autorizada.

Segundo a Administração, rondas são realizadas diariamente entre 18h30 e 6h, convidando essas pessoas a irem ao NAM, onde recebem banho, alimentação e local para dormir.

A Prefeitura destacou ainda que uma decisão do Supremo Tribunal Federal proíbe a remoção forçada e o recolhimento compulsório de pertences, o que limita a atuação do município. Assim, o encaminhamento só pode ocorrer de forma voluntária ou com autorização judicial.

Também foi mencionado que algumas igrejas oferecem refeições, mas que a orientação é de que a distribuição aconteça no próprio abrigo, para evitar a concentração de moradores de rua no Centro. Nos casos de atentado ao pudor ou violência, a orientação é acionar a Polícia Militar.

A Prefeitura respondeu ao Garça em Foco afirmando ainda que reconhece a gravidade da situação e que reuniões estão sendo agendadas com setores como Assistência Social, Saúde, Polícia, Ministério Público, comércio e sociedade civil. O objetivo, segundo a Administração, é encontrar alternativas mais humanas, mas equilibradas, que respeitem os direitos das pessoas em situação de rua e, ao mesmo tempo, garantam segurança e bem-estar à comunidade.