Na manhã desta quinta-feira (21), por volta das 9h, a Polícia Civil de Garça atendeu a uma denúncia anônima sobre maus-tratos a animal silvestre em uma residência localizada na Rua João Queiroz, no bairro Morada do Sol.
A equipe do Garça em Foco teve acesso ao boletim de ocorrência, que aponta que os policiais, ainda do lado de fora do imóvel, avistaram um carcará (Caracara plancus) em meio a lixo doméstico, sem acesso a água ou alimento, em situação de abandono. A ave apresentava mutilação permanente nas asas, o que a impossibilita de voar.
Segundo o registro, o portão estava destrancado, e os policiais entraram no local para preservar a integridade do animal. No interior da casa, encontraram um homem de 43 anos, morador do endereço, que afirmou ser o responsável pela ave.
A Polícia Militar Ambiental foi acionada, lavrou auto de infração administrativa e recolheu o animal, que foi encaminhado para atendimento veterinário especializado.
Diante da gravidade do caso, a autoridade policial determinou a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante Delito, com base nos artigos 29 e 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). Também foi arbitrada fiança no valor de R$ 5 mil, que não foi paga. O acusado, após exame médico cautelar, permaneceu à disposição da Justiça na CPJ de Marília, aguardando audiência de custódia.
Fotos: Adriano Marreiro / Enviadas ao Garça em Foco