Apesar da melhora no cenário da dengue em cidades vizinhas, como Marília, que recentemente regrediu da fase vermelha para o Alerta Verde, Garça segue em estado de Alerta Vermelho para a doença, segundo o sistema InfoDengue. A plataforma, que reúne dados de diversas instituições, cruza informações de redes sociais, condições climáticas e registros epidemiológicos para monitorar e alertar sobre o risco de arboviroses, como dengue, chikungunya e zika.
De acordo com dados do NIES (Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Garça contabiliza 2.898 casos confirmados de dengue em 2025. O município já registrou duas mortes pela doença neste ano. A incidência na cidade é considerada muito alta, com um índice de 6.904,4 casos por 100 mil habitantes.
Os números foram obtidos pela equipe do Garça em Foco na tarde desta sexta-feira, 20 de junho. Especialistas alertam para a importância da eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e reforçam a necessidade de atenção redobrada da população, especialmente durante períodos de clima quente e úmido.