A epidemia de dengue em Garça atingiu um novo patamar preocupante. Dados captados pela equipe de reportagem do Garça em Foco nesta segunda-feira, 28 de abril, no painel do Governo do Estado de São Paulo, mostram que a cidade ultrapassou a taxa de incidência de Marília, município que já decretou estado de emergência em saúde pública.
Garça registra atualmente 3650 casos de dengue por 100 mil habitantes, enquanto Marília apresenta 3248,9 casos por 100 mil habitantes. A diferença chama atenção, especialmente considerando que Garça tem uma população de 43.115 habitantes, muito menor que a de Marília, que soma 246.627, segundo o IBGE. Em proporção, Garça enfrenta uma situação mais grave, mesmo sendo, teoricamente, um território mais fácil de controlar.
Em comparação ao ano passado, o avanço da doença também é expressivo. No mesmo período de 2024, a incidência em Garça era de 1455,7 casos por 100 mil habitantes. Este ano, o índice subiu de forma alarmante, chegando a 3650 casos por 100 mil habitantes. Os casos confirmados também saltaram de 611, em 2024, para 1532 em 2025. Até o momento, duas mortes por dengue foram oficialmente registradas no município, enquanto no ano passado não houve nenhum óbito pela doença.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população que, diante de sintomas, procure prioritariamente as unidades de saúde com horário estendido para evitar a superlotação da UPA.O cenário, de acordo com os dados oficiais, evidencia o avanço descontrolado da doença em Garça e exige atenção redobrada das autoridades e da população no combate ao mosquito transmissor.