A população de Garça foi alertada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) sobre a grave crise hídrica que toda a região enfrenta, provocada por uma combinação de estiagem prolongada, altas temperaturas, frequentes quedas de energia nas captações e o elevado consumo de água. Essa situação crítica afeta não apenas Garça, mas também todos os municípios do centro-oeste paulista.
O SAAE destacou a importância do Poço Guarani, que está operando em sua capacidade máxima e tem sido essencial para garantir o abastecimento de água na cidade. “Sem essa importante obra realizada pela gestão do prefeito João Carlos, estaríamos vivendo um verdadeiro caos, assim como várias cidades da região”, afirmou a autarquia ao portal Garça em Foco.
Para lidar com os desafios atuais, o SAAE anunciou que está operando com pressão reduzida em suas redes de distribuição. Isso pode resultar em falta de água em alguns horários, especialmente nas áreas mais altas da cidade. Para minimizar os impactos dessa situação, o SAAE pede a colaboração da população no uso racional da água.
As orientações incluem evitar lavar calçadas e carros com mangueiras, manter a torneira fechada ao lavar louça e escovar os dentes, reutilizar água sempre que possível e verificar possíveis vazamentos nas residências. A colaboração de cada cidadão é vista como fundamental para atravessar esse período desafiador.
“Estamos trabalhando para minimizar os impactos e contamos com a colaboração de todos”, enfatizou o SAAE. A autarquia reafirma seu compromisso em garantir o acesso à água e pede a conscientização de todos os moradores para enfrentar essa que já é considerada a maior crise hídrica da história no centro-oeste paulista.
Mín. 15° Máx. 35°