O candidato a vereador, Chiquinho do Jornal, visitou recentemente a cidade de Curitiba e conheceu de perto o projeto “Sacolão da Família”, uma iniciativa bem-sucedida que tem garantido alimentação de qualidade a preços acessíveis para as famílias. Inspirado pelos resultados positivos na capital paranaense, Chiquinho propõe trazer o programa para Garça, visando beneficiar a população local, especialmente as famílias mais vulneráveis.
O “Sacolão da Família”, implantado em Curitiba pela prefeitura, consiste na venda Frutas, verduras e legumes com preços abaixo dos praticados no mercado. A ideia é oferecer hortifrútis, grãos e outros itens essenciais a um custo reduzido, permitindo que as famílias tenham acesso a uma alimentação nutritiva e equilibrada, sem comprometer o orçamento doméstico.
O quilo dos produtos nos “Sacolões da Família” tem o mesmo valor: R$ 3,99, cerca de 43% mais baixo que no varejo tradicional. Além disso, as unidades podem cobrar abaixo do valor mínimo estipulado. O valor é calculado com base em pesquisas de mercado e na sazonalidade dos produtos, pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. São mais de 50 alimentos ofertados de acordo com as estações do ano.
Além de frutas e hortaliças com preço único, podem também ser encontrados produtos como: mel, frutas, verduras e legumes a granel, embalados e/ou minimamente processados, bem como sacola retornável. Qualquer pessoa pode comprar nos Sacolões da Família, não é necessário nenhum tipo de cadastro. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou com cartões de débito.
Além de ser uma ferramenta no combate à fome, o programa também movimenta a economia local, já que os alimentos são adquiridos diretamente de produtores regionais. Dessa forma, o projeto beneficia tanto a população quanto os agricultores, que têm a oportunidade de escoar sua produção de forma contínua.
Chiquinho vê no “Sacolão da Família” uma possibilidade real de transformar a realidade de muitas famílias em Garça. "A proposta é garantir que a população mais carente tenha acesso a alimentos de qualidade, ao mesmo tempo em que fomentamos a produção local e dinamizamos a economia da cidade", destacou o candidato.
A implantação do projeto em Garça seria adaptada às características e necessidades do município, sendo uma ação que visa não apenas minimizar o impacto da inflação nos alimentos, mas também proporcionar mais dignidade às famílias que enfrentam dificuldades financeiras.
O candidato acredita que, com o apoio da população e uma gestão comprometida, o Sacolão da Família poderá ser um marco de transformação social em Garça, promovendo um impacto positivo tanto na área da saúde quanto na economia.
Mín. 15° Máx. 35°