A primeira semana de setembro começa em Garça com condições extremas, com aumento do risco para saúde de seus moradores e à ocorrência de incêndios. Há previsão de recorde de calor no ano nos próximos dias, prolongamento da estiagem e ar demasiadamente seco ao menos até a metade do mês.
É um cenário que se estende por boa parte do território brasileiro, o que levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir um alerta amarelo de perigo potencial, válido a partir das 12h desta terça-feira (3) até 18h de quinta. No Estado, a onda de calor atingirá praticamente todas as cidades paulistas, com exceção das litorâneas, elevando as temperaturas em cerca de 5 graus acima da média.
Em Garça, conforme projeções do Inmet e do Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet), os termômetros podem marcar 38 graus na quarta-feira, superando o patamar mais elevado de 2024, de 37,2 graus, em janeiro. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 10% e 20%.
Vale destacar que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice considerado ideal é de 50% a 80%. Níveis inferiores a 30% já são considerados preocupantes e, abaixo, de 12%, configuram estado de emergência, em que precisam ser suspensas atividades ao ar livre entre 10h e 16h e aglomerações em recintos fechados, por exemplo (veja mais dicas no quadro no final).
'Excepcional'
A MetSul Meteorologia também advertiu para uma "onda de calor excepcional" em grande parte do Brasil durante a primeira metade de setembro. "Será um período prolongado de calor excessivo em vários estados e que afetará todas as regiões do País com marcas de 40 graus a 45 graus em uma extensa área do território nacional, o que fará deste setembro um dos mais quentes já registrados no Brasil", destacaram os meteorologistas.
Em Garça, nesta terça-feira, as temperaturas devem oscilar entre 18 e 36 graus, avançando para 19 a 38 graus na quarta e quinta. Nestes três dias, a umidade do ar permanece severamente baixa no Interior do Estado e o céu, com poucas nuvens e sem previsão de chuva. Já na sexta-feira, devido ao deslocamento de uma nova frente fria pelo Oceano Atlântico, do litoral paulista para o Rio de Janeiro, a nebulosidade pode aumentar em razão dos ventos que transportam umidade para o continente. Não deve ser suficiente para chover em Garça, mas deve contribuir para o declínio, ainda que pequeno e breve, das temperaturas. Neste dia, a mínima prevista é de 15 graus e a máxima, de 35 graus. No fim de semana, a expectativa é de que o calor ganhe intensidade novamente.
Mín. 15° Máx. 34°