Garça, tradicionalmente conhecida pela produção cafeeira e avanços no setor de tecnologia eletroeletrônica, agora também brilha na gastronomia graças ao talento do pizzaiolo Marcos da Costa Val Júnior. Mais uma vez, ele se classificou para representar o Brasil em uma competição internacional de prestígio.
Após participar do Campeonato Mundial de Pizza (International Pizza Challenge) nos Estados Unidos, Marcos garantiu sua vaga na 29ª edição do Campionato Mondiale Della Pizza, que acontecerá em 2025 em Parma, Itália.
Essa conquista veio depois de alcançar o pódio no Campionato Mondiale Della Pizza, considerado o mais importante e tradicional campeonato de pizza do mundo, realizado durante a Fipan (Feira Internacional de Panificação), no mês passado. Como prêmio, Marcos terá sua inscrição e hospedagem custeadas por um patrocinador.
O pizzaiolo garcense vai competir em duas categorias: Pizza Clássica, na qual ficou em segundo lugar – mesma posição conquistada no ano anterior –, e Pizza Telha, onde alcançou a terceira colocação. Ambas as categorias foram avaliadas por um júri composto por especialistas em gastronomia e chefs renomados
Marcos, que também é empresário, comanda a Roma Pizzaria Artesanal ao lado da esposa, Rosângela, no bairro da Vila Prudente, em São Paulo. Sua trajetória começou de maneira humilde, quando ainda era motorista de van escolar e fazia pizzas por hobby em casa. Com o tempo, o hobby se transformou em negócio, e o conhecimento na área veio através de cursos, inclusive no exterior, e da experiência em gerenciar grandes pizzarias.
Em 2006, Marcos passou três anos em Roma, onde estudou numa escola de pizzaiolos e aprimorou suas técnicas. O amor pela massa, segundo ele, é sua principal motivação e diferencial. “Sempre quis aprender a fazer e sempre me destaquei fazendo boas comidas italianas”, afirma o chef, que também ministra aulas.
Sua primeira participação em um Campeonato Nacional de Pizzaiolos foi em 2019, quando, sem grandes pretensões, ficou em terceiro lugar na categoria Pizza Napolitana. Desde então, sua paixão pelo ofício só cresceu, levando-o a investir cada vez mais em sua pizzaria, que começou como um delivery em sua garagem e hoje ocupa um espaço maior, com salão para atendimento ao público.
Marcos é rigoroso quanto à qualidade de suas pizzas, utilizando apenas ingredientes importados e seguindo uma receita italiana autêntica, que inclui fermentação especial e descanso de 72 horas para garantir uma massa leve, saborosa, crocante e mais digestiva.
Com essa nova oportunidade de representar o Brasil no exterior, Marcos reafirma seu compromisso com a excelência na gastronomia e leva consigo o nome de Garça ao cenário internacional.
Mín. 15° Máx. 34°