Neste sábado, dia 13 de julho, às 19h, a Galeria Edith Nogueira Santos abre suas portas para a Mostra Artística dos alunos do curso “Poéticas Audiovisuais na Arte Contemporânea”. O curso, premiado pela Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura em 2023, ofereceu uma formação inédita e gratuita à população de Garça, relacionando os campos da arte sonora e das poéticas visuais no âmbito da arte contemporânea.
Durante três meses, os participantes se reuniram em dez encontros presenciais, onde exploraram conteúdos sobre linguagem visual e sonora, narrativas audiovisuais e atividades práticas. Além disso, aprenderam a utilizar softwares de edição de imagem e som, como Inshot, CapCut e Audacity. As aulas presenciais e on-line de acompanhamento e orientação culminaram na produção das poéticas audiovisuais que serão exibidas na mostra.
A exposição ficará aberta ao público de 13 a 31 de julho e, na noite de abertura, uma roda de conversa contará com a presença das artistas-orientadoras Malu Hatoum e Paula Mello, além dos alunos-artistas Bruna Rodrigues Jeronimo da Silva, João Faria, Julia Maria Santos Gonçales, Mara Cristina Silva e Mary Jane Rocha. O perfil do Instagram do curso, @sonomiragens, documenta a trajetória do curso e a produção dos alunos.
Aprofundando a arte sonora e visual
No campo da arte contemporânea, a poesia sonora e visual se destacam por romper com as formas tradicionais de expressão. A poesia sonora, por exemplo, utiliza técnicas fonéticas, humor e meios tecnológicos para criar uma experiência que não depende do texto, enquanto a poesia visual combina palavras e imagens para produzir um impacto significativo através da forma e disposição gráfica.
Durante o curso, Malu Hatoum, mestre em Arte Sonora pela Universidade de Barcelona, apresentou o Conto Sonoro, uma narrativa tecida por sons que pode incluir excertos de contos, poesias ou gravações de paisagens sonoras. Esse método promove uma ação fabuladora que transforma a realidade através de histórias especulativas, abordando temas sociais relevantes.
Paula Mello, artista visual, filósofa e educadora, explorou elementos de narrativa visual e composição audiovisual. Em suas aulas, os participantes aprenderam a criar foto-filmes e vídeo-poemas utilizando smartphones e aplicativos de edição gratuitos, estimulando uma nova relação com o entorno cotidiano e ampliando o potencial criativo das capturas imagéticas da cidade.
A artista convidada Mirian Steinberg, educadora e musicoterapeuta, trouxe o método da cartografia criativa, baseado na filosofia pós-estruturalista. Esta técnica explora a relação entre pessoas e lugares, ampliando o repertório artístico dos participantes e promovendo uma compreensão mais profunda das referências para a vida.
Artistas-Orientadoras
Com mestrado em Arte Sonora na Universidade de Barcelona, Malu Hatoum e artista sonora, cantora, performer e escritora, com formação em Psicologia (USP) e pós-graduação em dança contemporânea e Arte Integrativa. Suas obras, que orbitam temas como ecologia sonora e decolonialidade, foram expostas no Brasil e na Europa. Ganhou bolsas de residência artística e foi selecionada para exposições individuais.
Paula Mello: Artista visual, gestora cultural, curadora e pesquisadora sobre identidades dissidentes, com formação em Filosofia (UNESP) e Gestão Cultural. Suas exposições ocorreram no Brasil, América Latina, Ásia e Portugal, com destaque para pautas feministas e anti-gordofobia.
Serviço
• Mostra Artística Poéticas Audiovisuais
• Local: Galeria Edith Nogueira Santos, Rua Júlio Prestes, 322
• Abertura: 13 de julho às 19h
• Visitação: 13 a 31 de julho de 2024
• Visitação: 8h às 11h | 13h às 17h
• Agradecimentos: EMCA (Escola Municipal de Cultura Artística de Garça) e Secretaria da Cultura de Garça