O Sistema de Informações e Análises sobre Impactos das Mudanças do Clima (AdaptaBrasil), plataforma do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), trouxe uma preocupação crescente para a região: Marília está projetada para enfrentar um "risco muito alto" de seca até 2030.
De acordo com o AdaptaBrasil, a situação pode se agravar ainda mais até 2050. O ambientalista Rodrigo Más, especialista em projetos ambientais, alerta que as alterações climáticas já são uma realidade presente em várias localidades da região. Ele destaca que a captação hídrica de Marília está defasada e a situação preocupa a cidade vizinha. “O Poder Público não se preocupa com perfuração de poços e, no auge de sua expansão urbana, Marília estava no século 20. Nossa estrutura é ultrapassada", afirma.
Garça: Modelo de Gestão Hídrica
Em contrapartida, Garça se destaca positivamente nesse cenário. A cidade já conta com uma captação de água mais moderna graças ao investimento da atual administração municipal. Este avanço fez com que Garça fosse uma das poucas cidades da região que não sofreu - ou sofreu menos - com a falta de água nas torneiras, mesmo em tempos de escassez.
Importância da Plataforma AdaptaBrasil
Segundo a assessoria do Governo Federal, a plataforma do MCTI, AdaptaBrasil, é fundamental para disseminar conhecimento sobre o clima e os riscos de impactos ambientais no Brasil. A plataforma integra e atualiza informações para que tomadores de decisão, pesquisadores, sociedade civil e setor privado possam agir de maneira informada e eficaz.
Colaboração para o Futuro Sustentável
O AdaptaBrasil é fruto de uma cooperação entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Rede Nacional de Pesquisa e Ensino (RNP), com apoio do MCTI. Este esforço conjunto visa garantir a acessibilidade dos principais resultados, promovendo ações de adaptação às mudanças climáticas.