Geral Solidariedade
Casa de Apoio de Garça em Jaú: sete anos de suporte e esperança aos pacientes com câncer
Nesse período, o espaço já realizou mais de 10 mil atendimentos, proporcionando não apenas um teto, mas também esperança e força para aqueles que enfrentam a árdua batalha contra a doença.
23/05/2024 07h42 Atualizada há 1 ano
Por: Francisco Alves Neto Fonte: da redação
Pacientes e acompanhantes tomam café da tarde

Oferecer acolhimento aos pacientes com câncer, contribuindo com o sucesso do tratamento. Com esse objetivo surgiu a Casa de Apoio de Garça em Jaú, que desde sua instalação em 2017 já prestou assistência a milhares de garcenses, oferecendo amparo e principalmente dignidade àqueles que usufruem do tratamento oferecido pelo Hospital Amaral Carvalho, referência no tratamento oncológico na região.

Em sete anos foram cerca de 10 mil atendimentos, entre pacientes e acompanhantes, que recebem abrigo, alimentação e especialmente carinho da equipe que comanda o espaço, um alento para quem enfrenta a dura batalha contra a doença. 

O local possui dois tipos principais de público. O rotativo utiliza o espaço pontualmente. São pacientes que vão realizar exames periódicos e de controle e voltam no mesmo dia. Enquanto esperam a consulta usam a casa com ponto de apoio e descanso, encontrando sanitários limpos, camas para descansar, além de refeições feitas com todo o carinho e cuidado que o estado de saúde de um enfermo exige. 

Tem ainda o público que realiza tratamentos mais longos, que preferem se hospedar na casa ao invés de viajar todos os dias. A mesma hospedagem é garantida aos familiares de pessoas que estão internadas. Não existe qualquer tipo de burocracia para garantir uma vaga no local. Basta apenas ser paciente e procurar abrigo na casa. Ampla, pode obrigar dezenas de pessoas.

Localizada estrategicamente a apenas duas quadras do Hospital Amaral Carvalho, a Casa é um porto seguro, oferecendo um ambiente acolhedor, com cinco quartos equipados com 12 leitos, banheiros, copa e duas cozinhas, uma delas dedicada à preparação de refeições especiais para os pacientes. Frutas, bolos e pães ficam a disposição, o dia todo. A geladeira está sempre cheia, o freezer e a dispensa repletos de mantimentos. Tudo é disponibilizado graças ao apoio da comunidade, por meio das doações.

Além disso, a Casa permite o acolhimento de pacientes e um acompanhante, garantindo assim a presença de um suporte emocional indispensável durante todo o processo de tratamento. A funcionária Gislaine é responsável pela manutenção da Casa. Ela faz as refeições, cuida da limpeza e recepciona os pacientes.

A iniciativa da AHBB, em parceria com a Administração Municipal, foi fundamental para viabilizar esse espaço, que se tornou um verdadeiro refúgio para aqueles que necessitam de cuidados especiais durante o tratamento. A Equipe Foco, composta por voluntários garcenses, desempenha um papel essencial na manutenção diária da Casa, garantindo desde o pagamento das despesas básicas até a oferta de refeições de qualidade aos pacientes.

Recentemente, a Casa de Apoio recebeu a visita da presidente Mariane Peres e da vice-presidente Lucia Zapata da Equipe Foco, destacando o comprometimento contínuo desses voluntários em manter esse importante serviço em pleno funcionamento. Através da Equipe Foco é realizado anualmente o Moto Rock Festival no Lago Artificial, que se consolidou com uma das principais fontes de recursos para a manutenção da Casa de Apoio. 

A Casa de Apoio de Garça é um exemplo de solidariedade e compaixão, oferecendo serviços gratuitos, incluindo refeições. A instituição convida a comunidade a continuar contribuindo para este projeto que tanto faz pelos garcenses, provendo um amparo essencial para aqueles que enfrentam um dos momentos mais desafiadores de suas vidas.

“A comunidade de Garça tem sido fundamental no apoio à Casa, com doações e participação em eventos de arrecadação de fundos, que são essenciais para atender às necessidades emergenciais que surgem”, destaca Mariane Peres.

Para quem está enfrentando o dolorido, logo e penoso tratamento para vencer o câncer, a Casa “caiu do céu”, como definiu a dona de casa Diná. Em entrevista ao Jornal Mais, cuja reportagem esteve no local recentemente, a paciente compartilhou sua experiência: “Eu tive câncer de mama e passei por duas cirurgias importantes. No início do tratamento, em Bauru, enfrentei muitas dificuldades. Chegávamos cedo ao ambulatório, porém, não havia lugar para ficar, nem mesmo uma lanchonete aberta. A Casa foi um verdadeiro apoio emocional e estrutural durante meu tratamento no Hospital Amaral Carvalho. Aqui encontramos não apenas abrigo e refeições, mas também acolhimento e suporte. É essencial que mais pessoas conheçam e apoiem esse projeto tão valioso.”

O garcense Arlindo Cordeiro Gonçalves Pereira, que enfrenta um câncer no estômago, expressou sua gratidão pela Casa de Apoio: “Antes os pacientes enfrentavam condições difíceis, ao relento, aguardando por atendimento. Essa Casa é uma verdadeira benção. Aqui, temos todo o conforto necessário, desde alimentação até quartos para descanso. Sem essa Casa de Apoio, não sei como seria para nós. É um suporte sensacional que faz toda a diferença.”

A Casa de Apoio de Garça representa não apenas um local físico, mas um símbolo de solidariedade e apoio em momentos delicados da vida. A colaboração da comunidade garcense e o empenho da Equipe Foco são pilares fundamentais para que esse projeto continue oferecendo auxílio e esperança a tantos pacientes e familiares que enfrentam a jornada contra o câncer.

Arlindo Cordeiro Gonçalves Pereira
Dina: gratidão pela assistência da casa 

Lúcia Zapata, Diná, Gislaine e a presidente da Equipe Foco, Mariane Peres.