Na último dia 02 de maio, Garça testemunhou o desfecho emocionante do projeto História do Samba no Brasil, uma jornada que misturou história, cultura e música para encantar e educar a comunidade. A Escola Técnica Agrícola Paulo Ornellas Carvalho de Barros (Escola Agrícola) foi o palco escolhido para a derradeira apresentação deste projeto que, apoiado pelo Ministério da Cultura através da Lei Paulo Gustavo e pela Secretaria Municipal de Cultura, se tornou uma referência na promoção do rico legado do samba.
O encerramento na Escola Agrícola não foi apenas uma despedida, mas uma celebração da cultura, identidade e resistência representadas pelo samba. O público presente teve a oportunidade única de se conectar ainda mais com essa forma de arte tão enraizada na história e na alma do povo brasileiro.
Desde o seu início, o Projeto Samba se destacou como um veículo para difundir o conhecimento e a apreciação pela vastidão do samba. Com quatro espetáculos realizados em escolas públicas estaduais e municipais, essa jornada não foi apenas um evento musical, mas uma verdadeira imersão na alma do Brasil, explorando as origens africanas e o desenvolvimento histórico dessa expressão artística tão significativa.
As apresentações, que ecoaram o sucesso e a relevância do Projeto Samba ocorreram na Escola Técnica (Etec) Monsenhor Antônio Magliano, Escola Hilmar Machado de Oliveira, Faculdade de Tecnologia (Fatec) e Escola Técnica Deputado Paulo Ornellas Carvalho de Barros (Escola Agrícola).
Embalados pelos músicos do Grupo Resenha, os espectadores foram conduzidos por uma viagem musical e educacional, mergulhando nos ritmos, instrumentos e narrativas que moldaram o samba ao longo dos tempos.
O Projeto História do Samba no Brasil não se limitou a ser apenas uma série de concertos, mas sim uma plataforma educativa que transcendeu as barreiras geracionais e sociais. Cada espetáculo, meticulosamente planejado, combinou elementos elucidativos que contaram a história do samba com interpretações musicais envolventes, proporcionando uma experiência completa e enriquecedora.
“Além do entretenimento proporcionado, acredito que o Projeto Samba cumpriu um papel fundamental na conscientização e educação da comunidade garcense. Ao levar a história do samba às escolas e comunidades, promoveu a valorização da cultura brasileira, incentivou o aprendizado musical e estimulou reflexões sobre temas como identidade, inclusão e história. Com isso acredito que cumpriu a missão para que foi concebido”, comentou Marcos José Martins, proponente da ação cultural patrocinada pela Lei Paulo Gustavo.
“Os objetivos do projeto, que incluíram a valorização do grupo musical local Resenha e o estímulo ao aprendizado e apreciação do samba, foram plenamente alcançados. A abrangência e o impacto do Projeto Samba foram além das expectativas, demonstrando sua capacidade de unir arte, educação e cultura para enriquecer a vida da comunidade garcense e fortalecer os laços com a rica história e identidade do povo brasileiro”, avaliou Marquinhos Bass, como também é conhecido.
Assim, ao se despedir do palco da Escola Agrícola, o Projeto Samba deixa um legado de aprendizado, apreciação e celebração da riqueza artístico-musical do Brasil, renovando o compromisso de preservar e difundir as expressões culturais que nos definem como nação.