18°C 30°C
Garça, SP
Publicidade

DDM prende em Garça estudante de medicina acusado de lavar dinheiro para o tráfico no Ceará

O trabalho faz parte da Operação Extramuros da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco/CE). A Polícia Federal identificou movimentações financeiras superiores a R$ 30 milhões na conta do investigado e outros envolvidos.

10/04/2024 às 08h19 Atualizada em 10/04/2024 às 16h31
Por: Francisco Alves Neto Fonte: da redação
Compartilhe:
Polícia Federal também participou da operação que ocorreu em vários estados.
Polícia Federal também participou da operação que ocorreu em vários estados.

A delegacia de Defesa da Mulher de Garça (DDM) prendeu na tarde de segunda-feira em Garça o estudante de medicina R.S.R, 29 anos, que tinha mandado de prisão preventiva expedido pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas da comarca de Fortaleza, Ceará. A ação fez parte da Operação Extramuros da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco/CE). Além da prisão em Garça, um outro médico foi preso no município de Novo Itacolomi, no Paraná. Ambos os alvos são suspeitos de praticarem lavagem de dinheiro para o grupo criminoso cearense.

De acordo com o informado em primeira mão ao Garça em Foco pela delegada Renata Ono, titular da DDM, a quem foi confiada a participação nessa operação altamente sigilosa até então, o estudante foi detido por volta das 15 horas de segunda-feira no Hospital São Lucas, onde atuava como residente. Logo após sua detenção, a equipe da DDM ainda realizou buscas na casa do acusado na rua São Carlos. O objetivo seria a apreensão de veículos que estariam em posse do acusado. No entanto, não foram localizados carros na casa. As diligências resultaram na apreensão de outros pertences, como celular e tablet.

Em seguida o acusado foi encaminhado para a Central de Polícia Judiciária de Marília, e colocado à disposição das autoridades competentes. Pelo que foi apurado, o rapaz, que é estudante de medicina de uma faculdade de Fernandópolis e fazia residência em Garça, é empresário do ramo de locação de maquinário agrícola no Ceará, e seria o “laranja” de fação criminosa, pois estaria realizando movimentações incompatíveis com sua renda. Até mesmo sua mãe é investigada.

Durante a operação deflagrada nesta terça-feira, foram apreendidos imóveis e veículos pertencentes ao grupo criminoso. A Polícia Federal informou que foram identificadas movimentações financeiras superiores a R$ 30 milhões nas contas dos investigados. Na manhã desta terça-feira (9), mandados de busca e apreensão domiciliares foram cumpridos nas cidades de Trairão (PA), Rondon (PA), Camocim (CE), Fortaleza (CE), Açailândia (MA), Várzea Grande (MT), Fernandópolis (SP), Foz do Iguaçu (PR), Caruaru (PE), Olinda (PE).

Além disso, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão criminal no município de Brasiléia (AC). No total, foram deferidos 13 mandados de prisão e autorizadas buscas e apreensões em 44 endereços. Junto à Ficco/CE, trabalharam as Polícias Civis dos estados do Acre, Bahia, Maranhão, Pará e São Paulo (Garça); e as Ficcos dos estados de Pernambuco, Tocantins, Mato Grosso e Paraná.

“Como eles não queriam que vazasse esse mandado, essa força tarefa especializada entrou em contato diretamente comigo, e nós fizemos a prisão. Realizamos buscas para tentar achar cinco veículos que estariam na posse do acusado, mas os veículos não estavam aqui em Garça”, informou a delegada. “Não obtivemos detalhes da investigação, mas o que sabemos é que o médico residente preso aqui tem uma atuação importante dentro dessa organização criminosa”, completou Renata Ono (foto abaixo).   

Operação Extramuros no Ceará

Na última sexta-feira (5), foi preso um dos idealizadores e chefes de um grupo criminoso cearense com atuação no tráfico de drogas na fronteira do Brasil com a Bolívia. Na ocasião, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência do investigado, localizada em um condomínio de alto padrão na Região Metropolitana de Fortaleza, e apreendidos dois veículos. Durante a ação policial, foi dado cumprimento a mandado de busca em outro local, no mesmo município, que terminou na prisão de outro indivíduo. Os presos foram encaminhados para a Polícia Federal e ficarão à disposição da Justiça.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Garça, SP
30°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 30°

29° Sensação
1.94km/h Vento
36% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h36 Nascer do sol
05h55 Pôr do sol
Ter 31° 18°
Qua 31° 18°
Qui 32° 19°
Sex 32° 20°
Sáb 32° 19°
Atualizado às 16h03
Publicidade