20°C 26°C
Garça, SP
Publicidade

Governo de SP inicia treinamentos para operação SP Sem Fogo

Defesa Civil vai percorrer municípios para capacitar agentes e brigadistas na prevenção e combate a queimadas e incêndios florestais O post Governo...

02/04/2024 às 13h51
Por: Agencia Fonte: Secom SP
Compartilhe:
A ação é feita em parceria com prefeituras e o Corpo de Bombeiros durante a fase amarela da operação
A ação é feita em parceria com prefeituras e o Corpo de Bombeiros durante a fase amarela da operação

A Defesa Civil do Estado abriu nesta terça-feira (2) a temporada de oficinas preparatórias para a operação São Paulo Sem Fogo. A ação é feita em parceria com prefeituras e o Corpo de Bombeiros durante a fase amarela da operação, antecipando o planejamento estratégico para o próximo período de estiagem.

“As oficinas preparatórias são parte fundamental de todo o processo que desenvolvemos ao longo do ano. A capacitação dos nossos agentes permite uma estrutura de Defesa Civil mais forte e preparada para enfrentarmos os inúmeros desafios que nos são impostos. Graças a todo este trabalho, conseguimos reduzir significativamente o número dos focos de incêndio em 2023”, afirmou o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel PM Henguel Ricardo Pereira .

Durante as oficinas, equipes estaduais de capacitação percorrem as cidades paulistas e aplicam treinamentos para agentes das Defesas Civis municipais, brigadistas e voluntários com foco na redução de queimadas e incêndios tanto em áreas verdes urbanas como nas regiões de matas e florestas.

O treinamento deste ano vai oferecer instruções teóricas e práticas sobre planos de contingência e previsão meteorológica; emissão de alertas e comunicação em desastres; incêndios florestais e danos à fauna; e saúde pública no período de estiagem.

Em 2023, 2,3 mil agentes e brigadistas de 604 municípios participaram das atividades de capacitação, abrangendo todas as áreas acometidas pelos incêndios florestais. O investimento do Estado em treinamentos contribuiu para a redução recorde de incêndios florestais no ano passado: em todo o estado, a área total atingida por incêndios florestais foi de 1.030 hectares, 86% a menos que em 2022.

Prevenção permanente

O Governo de São Paulo ampliou o trabalho de prevenção e combate a queimadas e incêndios florestais no território paulista com a operação SP Sem Fogo, instituída em 2023. O trabalho acontece durante o ano todo e é dividido em duas fases, amarela e vermelha, sob a coordenação da Defesa Civil do Estado.

A iniciativa é intensificada no período mais crítico de estiagem, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e órgãos ligados à Secretaria de Segurança Pública como o Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Comando de Aviação da Polícia Militar.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Garça, SP
20°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 26°

20° Sensação
0.99km/h Vento
91% Umidade
100% (4.2mm) Chance de chuva
06h31 Nascer do sol
06h03 Pôr do sol
Qui 25° 18°
Sex 26° 13°
Sáb 29° 16°
Dom 29° 16°
Seg 28° 16°
Atualizado às 03h03
Publicidade