Saúde Saúde
Saúde de Garça define fluxos e protocolo para covid e dengue
O objetivo é alinhar os fluxos de atendimento e encaminhamento para pessoas que procuram a saúde relatando sintomas de dengue ou covid.
06/03/2024 07h44
Por: Redação Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos de Garça

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, realizou no dia 4 de março uma reunião com representantes da coordenação médica, administrativa e de equipes técnicas do Departamento de Vigilância em Saúde, da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (responsável pelas USF do município) e da AHBB – São Lucas (responsável pelos atendimentos da UPA e SAMU).

A objetivo da reunião foi definir e alinhar os fluxos de atendimento para pacientes que relatam sintomas de covid ou dengue, garantindo que os exames para a verificação das doenças possam ser realizados e o que os pacientes possam ser assistidos de forma eficiente.

Tem dúvidas sobre quando ir à UPA ou a USF?

USF: devo procurar a unidade de saúde da família (USF) do meu bairro quando apresentar tosse, sintomas gripais, precisar tomar vacinas ou injeções, realizar curativos, atualização de receitas, consultas de rotina, encaminhamento para especialistas ou atendimento odontológico.
UPA: suspeita de infarto ou derrame, febre alta (39º ou superior), falta de ar intensa, acidente (quedas, carro ou moto), fraturas e cortes ou picada de animais peçonhentos.