Saúde Saúde
Alerta: Três das 11 mortes por dengue no estado de SP em 2024 são da região
Dados são do boletim da sétima semana epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde (SES) de São Paulo.
15/02/2024 17h21
Por: Redação Fonte: G1

Das 11 mortes por dengue registradas no estado de São Paulo em 2024, três delas são de moradores do centro-oeste paulista, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Os óbitos foram registrados entre 1º de janeiro e 15 de fevereiro.

De acordo com a pasta, oito cidades paulistas registraram óbitos pela doença durante o período, sendo duas delas do centro-oeste do estado: Marília (SP), com duas mortes, e Pederneiras (SP), com um registro. Ou seja, 27,27% dos casos fatais por conta da doença se encontram na região.

Além delas, os municípios de São Paulo (1), Guarulhos (1), Bebedouro (1), Pindamonhangaba (2), Taubaté (2) e Tremembé (1) também constam na lista com registros de morte.

De acordo com o boletim da sétima semana epidemiológica da SES, o estado de São Paulo já registrou 51.175 casos desde o início de 2024. Ainda conforme o boletim, há outras 16 mortes em investigação, assim como 39.048 suspeitas de casos positivos.

Mortes na região

Em Marília, dois idosos de 86 e 70 anos morreram em decorrência da doença. Segundo a prefeitura, os dois tinham comorbidades oriundas de doenças cardiovasculares e diabetes.

A cidade já totaliza 964 casos positivos da doença, segundo dados do Painel de Monitoramento da Dengue, lançado pelo Centro de Operações de Emergências (COE) do Governo do Estado de São Paulo.

Os casos da doença entre janeiro e fevereiro de 2024 tiveram um aumento de mais de 1.000% em relação aos números do mesmo recorte do ano passado.

A Prefeitura de Marília decretou estado de emergência para enfrentar o avanço de casos de dengue no município no último dia 6 de fevereiro.

Em Pederneiras, a vítima foi uma mulher de 82 anos, com comorbidades, no dia 1º de fevereiro. Logo depois do registro, a Prefeitura de Pederneiras decretou estado de emergência e alerta epidemiológico para tentar frear a proliferação do mosquito Aedes aegypti e o avanço da doença.

Em boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura na terça-feira (13), a cidade somava 1.040 casos positivos de dengue somente em 2024, com duas internações.