Sábado, 31 de Julho de 2021
(14) 98155-9897
Geral PANDEMIA

Vacina contra Covid chega ao braço de 62% dos “vacináveis” em Garça

O grupo é representado pelas pessoas acima de 18 anos que, pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), podem receber as doses.

10/07/2021 11h42 Atualizada há 2 semanas
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da redação
Vacina contra Covid chega ao braço de 62% dos “vacináveis” em Garça

Dados apurados pelo Jornal Mais e portal Garça em Foco junto ao Vacinômetro do Governo do Estado, revelam que a Prefeitura de Garça atingiu, até a quinta-feira (08), a marca de 62% dos moradores “vacináveis” imunizados com a primeira dose de vacina contra a Covid-19. O grupo é representado pelas pessoas acima de 18 anos que, pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), podem receber as doses.

De acordo com a plataforma digital do Governo que permite a qualquer pessoa acompanhar o número de vacinados em todos os municípios do estado, foram aplicadas 19.075 doses de um dos quatro imunizantes aprovados para uso no Brasil. 

Nesse total, não estão contabilizadas as vacinas aplicadas nesta sexta-feira na cidade, pois a divulgação das doses pela plataforma Vacinômetro não é imediata. Ainda de acordo com a ferramenta, completaram o esquema vacinal (receberam a primeira e a segunda doses, ou tomaram a dose única do imunizante) 7.231 pessoas. 

POPULAÇÃO 

EM GERAL 

Com relação a população em geral, na quinta-feira, Garça atingiu a marca de 43% de moradores vacinados. A porcentagem se refere à toda a população da cidade, ou seja, incluindo também pessoas menores de 18 anos, o que difere do grupo de vacináveis. Com este índice Garça ocupa a 439.ª posição no ranking de vacinação entre os 645 municípios paulistas. Na elaboração do ranking é considerado o percentual da população que recebeu a primeira dose do imunizante, sobre uma população de 44.409 habitantes.  

De acordo com o vacinômetro, desde a chegada das primeiras remessas do imunizante em Garça, foram aplicadas 26.306 doses, sendo que 19.075 garcenses receberam ao menos uma dose da vacina. A segunda dose chegou a 6.939 garcenses, e outros 292 munícipes receberam a proteção contra a Covid-19 com apenas uma aplicação. No ranking de aplicação das doses recebidas, a cidade ocupa a 584.ª posição, uma vez que das 31.896 doses da vacina contra Covid, 26.306 foram aplicadas, um percentual de 82,47%. O “Vacinômetro” está disponível no portal do Governo de São Paulo (https://www.saopaulo.sp.gov.br/)

Atualmente, Garça está protegendo pessoas com idade igual ou superior a 42 anos. Nesta sexta-feira, feriado de 9 de julho, ocorreu vacinação para os garcenses em duas s faixas etárias: foram 400 doses para 43 a 49 anos, e outras 200 doses para pessoas entre 40 e 42 anos.  Mas a Secretaria Municipal da Saúde já liberou o pré-cadastro para nova faixa etária de 37 a 39 anos. A inscrição pode ser feita pelo site da Prefeitura (garca.sp.gov.br) ou na Unidade de Saúde do interessado.

A titular da secretaria municipal da Saúde, Deyse Serapão Grejo, celebra o avanço da vacinação e proteção dos garcenses. “Estamos trabalhando bastante para dar celeridade ao processo de vacinação assim que as doses chegam ao município, porque entendemos que é o único caminho para salvar vidas de forma efetiva. Quero agradecer imensamente a colaboração dos nossos profissionais que estão dando o melhor de si para proteger a quem mais precisa”, destacou a secretária.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.