A Defesa Civil de Garça emitiu um alerta à população devido à previsão de tempestades com rajadas de ventos intensas neste final de semana. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) destaca a combinação de altas temperaturas, umidade da Amazônia e a passagem de uma frente fria, podendo resultar em temporais com raios e granizo.
As tempestades, segundo a previsão, podem iniciar a qualquer momento durante o final de semana, mesmo que as condições meteorológicas aparentemente não sugiram. A Defesa Civil enfatiza a importância da cautela, alertando que as rajadas de vento podem variar entre 60 e 80 km/h, podendo atingir até 100 km/h em algumas áreas.
Regiões como Bauru e Marília estão com previsão de 90 milímetros de chuva no final de semana. Diante desse cenário, a Defesa Civil orienta especial atenção às áreas mais vulneráveis, alertando para possíveis riscos de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo.
O presidente da Defesa Civil de Garça, Júlio César Teixeira, ressalta a importância da prevenção: “Como está sendo anunciado pelos órgãos de meteorologia e Defesa Civil, estão previstos temporais com ventos fortes para este final de semana. Vamos torcer para que passe longe de Garça, mas, se acontecer, precisamos estar antecipadamente preparados, sabendo cada órgão, Departamento ou setor, o que tem que ser feito em uma situação emergencial.”
Na última tempestade, dezenas de árvores foram danificadas, três veículos foram prejudicados, e diversos estragos foram causados pela ventania em toda a cidade. A Defesa Civil destaca que, em caso de eventualidades, analisará a situação e acionará os meios competentes, tais como:
CPFL: Isolamento/Desligamento da energia para permitir a atuação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Sama em caso de emergência (prioridade); restabelecimento da energia.
Corpo de Bombeiros: Socorro a feridos e podas de árvores emergenciais.
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama): Poda de árvores emergenciais.
SAAE: Recolhimento de tampas de bueiros soltas, desligamento de água de canos danificados e, posteriormente, restabelecimento da utilização de água.
Departamento de Serviços Urbanos: Apoio com tratores para deslocar as partes das árvores cortadas para um local seguro; apoio com o caminhão para a recolha dos restos das árvores.
A Defesa Civil ressalta a importância da colaboração da população, seguindo as orientações de segurança e buscando informações atualizadas sobre a situação climática. Em caso de emergências, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Mín. 15° Máx. 34°