Sábado, 31 de Julho de 2021
(14) 98155-9897
Saúde COVID-19

SP: Governo anuncia vacinação de adultos em 3 meses

Novo calendário de imunização anunciado pelo governo estadual prevê vacinação até 15 de setembro

14/06/2021 09h41 Atualizada há 1 mês
Por: Francisco Alves Neto Fonte: msn.com
SP: Governo anuncia vacinação de adultos em 3 meses

O governo de São Paulo anunciou neste domingo, 13, a antecipação em 30 dias no calendário de vacinação contra a Covid-19 no Estado. Com a mudança, toda a população com mais de 18 anos deve estar imunizada até o dia 15 de setembro. "Esta antecipação significa mais de 7 milhões e 450 mil pessoas na faixa etária entre 40 e 59 anos que entram imediatamente no programa de vacinação já neste mês de junho", disse o governador João Doria (PSDB). O grupo seria vacinado no mês de julho.

Doria afirmou que o Estado de São Paulo deve ser o primeiro a imunizar toda a população apta a receber a vacina. "Estamos a três meses do dia da esperança. Tenho confiança de que, neste Natal, as famílias estarão reunidas, os amigos poderão se abraçar, as pessoas poderão voltar a viver com cautela, com cuidado, sempre se protegendo e protegendo aos demais. Mas a história começa a mudar e a esperança começa a chegar definitivamente ao Brasil."

Apesar do clima do otimismo, Doria destacou a importância de não se esquecer das mortes ocorridas por causa da disseminação do vírus no País. "Mas eu lamento que quase 500 mil brasileiros não terão a oportunidade para celebrar. Nós temos de chorar a morte de quase meio milhão de brasileiros. Quantos poderiam ter sido salvos se tivéssemos comprado mais vacina e tivéssemos iniciado mais cedo a vacinação, como nós sempre apregoamos aqui em São Paulo?"

A coordenadora de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Regiane de Paula, destacou a importância da vacinação contra covid-19 e pediu que a população não tente escolher qual o imunizante vai receber. “Todas as vacinas são boas, excelentes. Não há porque escolher, nós só devemos fazer essa escolha no caso das gestantes”, afirmou. “Lembrando que para as grávidas são recomendadas as vacinas do Butantan e vacina da Pfizer”, explicou a representante. Conforme divulgado, a partir desta segunda-feira, 14, o Estado terá à disposição quatro tipos de vacinas: Coronavac, do Butantan, Astrazenica/Fiocruz, Pfizer e Janssen.

Com as atualizações, o cronograma de vacinação fica assim:

Adultos sem comorbidades, de 50 a 59 anos: 16 a 22 de junho (3 milhões de pessoas)

Adultos de 43 a 49 anos: 23 a 29 de junho

Adultos de 40 a 42 anos: 30 de junho a 14 de julho

Adultos de 35 a 39 anos: 15 a 29 de julho

Adultos de 30 a 34 anos: 30 de julho a 15 de agosto

Adultos de 25 a 29 anos: 16 a 31 de agosto

Adultos de 18 a 24 anos: 1º a 15 de setembro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.