Geral Fiscalização
Fiscalização do Ipem-SP surpreende comércio de Garça em busca de irregularidades
Fiscalização surpresa do Ipem-SP em Garça coíbe comercialização irregular de produtos
17/04/2023 08h26 Atualizada há 3 anos
Por: Redação Fonte: Garça em Foco

Na última quinta-feira, dia 13, o comércio da cidade de Garça foi surpreendido com uma fiscalização de rotina realizada pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo que representa o Inmetro e tem como objetivo proteger o consumidor coibindo a comercialização irregular de produtos no mercado formal.

De acordo com a ACIG (Associação Comercial e Industrial de Garça), os lojistas entraram em contato com a entidade após a fiscalização, que não é precedida de aviso prévio. Durante a fiscalização, o representante do Ipem-SP entrava nas lojas e verificava os preços e as etiquetas de dentro das roupas, que trazem informações essenciais por meio de códigos. Ao encontrar etiquetas fora do padrão, foi solicitada a nota fiscal do produto e, em caso de não apresentação, o fiscal cortava a etiqueta e dava um prazo de 10 dias para a apresentação da nota fiscal. Caso não houvesse apresentação, o lojista era multado.

Segundo o Ipem-SP, a operação teve caráter orientativo e, caso irregularidades fossem encontradas, os estabelecimentos eram instruídos a corrigir os procedimentos. Os produtos que estavam fora da normalidade eram apreendidos e encaminhados para o Instituto, e as empresas tinham um prazo de 10 dias para apresentar a nota fiscal da compra e a origem do produto, podendo estar sujeitas à multa caso não apresentassem a documentação exigida.

A fiscalização do Ipem-SP é importante para proteger o consumidor, e a ACIG orienta os lojistas a se atentarem às regras e verificarem os códigos para evitar punições. A fiscalização de rotina do Instituto é realizada em todo o estado de São Paulo e visa garantir a qualidade dos produtos comercializados.