O Conselho Municipal de Saúde (Comus) divulgou uma série de recomendações após a reunião de Prestações de Contas do 3º Quadrimestre de 2022, publicadas no Diário Oficial do Município de Marília (Domm) na última sexta-feira (21).
O documento elenca 14 itens de orientações para o Município, dentre eles a solicitação urgente para ampliar o número de consultas nas Unidades de Saúde do Programa de Estratégia de Saúde da Família, a contratação de um número expressivo de consultas de especialidades através de chamamento público e a regularização urgente no fornecimento de medicamentos, alimentos nutricionais, fraldas e materiais de enfermagem em tempo hábil.
O Conselho ressaltou que a Saúde Pública de Marília está em "caos" e pede medidas para reverter a situação, além de solicitar a nomeação com urgência do novo secretário da pasta, "atentando para que o mesmo não tenha nenhum vínculo com prestadores de serviços, evitando conflitos de interesse".
Também é mencionado no documento que é preciso dar maior autonomia à Secretaria Municipal da Saúde e que o Executivo cumpra todo o contrato de estrutura relacionado ao chamamento do Pronto Atendimento da zona Sul, já que há falta de equipamentos relacionados à parte elétrica que estariam causando problemas no atendimento por oscilação e queda de energia.
O Comus tem como papel avaliar e deliberar sobre contratos, consórcios e convênios, bem como acompanhar e controlar a atuação do setor privado credenciado na área da Saúde. Com essas recomendações, o Conselho espera contribuir para melhorias significativas na saúde pública de Marília.