Segunda, 14 de Junho de 2021
14981559897
Geral ESPERANÇA

São Paulo prevê vacinar até outubro todos acima de 18 anos

Cumprimento do calendário depende da chegada de remessas de vacina do governo federal. Datas foram divulgadas após governador João Doria prometer concluir vacinação até o fim de outubro.

02/06/2021 14h56 Atualizada há 2 semanas
Por: Da Redação Fonte: G1
São Paulo prevê vacinar até outubro todos acima de 18 anos

O governo de São Paulo divulgou um novo calendário nesta nesta quarta-feira (2) e anunciou as datas estimadas da vacinação de toda a população do estado com mais de 18 anos. Pelo calendário, a vacinação deve ser concluída até 31 de outubro, mas dependerá da chegada de remessas de vacina do governo federal.

Calendário estimado do governo de SP

1 a 20 de julho: 55 a 59 anos

  • 2 a 16 de agosto – 50 a 54 anos
  • 17 a 31 de agosto – 45 a 49 anos
  • 1 a 10 de setembro – 40 a 44 anos
  • 11 a 20 de setembro – 35 a 39 anos
  • 21 a 30 de setembro – 30 a 34 anos
  • 1 a 10 de outubro - 25 a 29 anos
  • 11 a 31 de outubro - 18 a 24 anos

Segundo Regiane de Paula, coordenadora do Programa Estadual de Imunização, o calendário foi montado levando em conta a projeção de entregas disponíveis no site do Ministério da Saúde.

A coordenadora disse ter certeza que será possível vacinar toda a população do estado acima dos 18 anos de idade até o fim de outubro "se a entrega [de doses pelo governo federal] for feita de acordo com aquilo que está projetado pelo ministério, e até uma possível redução de doses".

O calendário do governo de São Paulo faz parte do plano estadual de imunização, mas as cidades têm autonomia para antecipar a vacinação de determinados grupos, conforme disponibilidade de doses. As prefeituras também têm criado exigências próprias para a comprovação de comorbidades.

De acordo com a coordenadora, a previsão é a de que toda a população adulta tome a segunda dose da CoronaVac até o final de novembro, e a segunda dose das vacinas Pfizer e Astrazeneca, até janeiro.

Doria prometeu vacinação até fim de outubro

As datas foram divulgadas após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmar que a vacinação contra a Covid-19 de todas as pessoas com mais de 18 anos no estado deve ser concluída até o final de outubro deste ano. A promessa foi feita em um post nas redes sociais nesta quarta-feira (2).

"Vamos vacinar toda a população adulta do estado de São Paulo até 31 de outubro deste ano", disse Doria.

Em coletiva de imprensa, Doria reforçou a promessa e disse que toda a população adulta do estado estará vacinada até o dia 31 de outubro.

"São Paulo vai concluir toda a vacinação da sua população até o dia 31 de outubro. Toda a população vacinável do estado de são Paulo será vacinada até 31 de outubro. A população com mais de 18 anos estará plenamente imunizada até esta data", disse o governador .

Ministro falou em concluir até o fim do ano

A previsão de vacinar toda a população do estado até outubro é diferente da estimada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em evento na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Na segunda, ele declarou que "até o final do ano teremos a nossa população imunizada".

Em reunião virtual com a Organização Mundial da Saúde (OMS) no fim de abril, o ministro disse ser “possível garantir” que toda a população brasileira será vacinada até o fim de 2021.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.