Terça, 15 de Junho de 2021
14981559897
Polícia SEGURANÇA

PM inicia atividade delegada em parceria com a Prefeitura de Garça

A nova parceria, entre a administração municipal e o Governo do Estado do São Paulo, integra o Projeto Garça Mais Segura.

27/05/2021 16h55 Atualizada há 2 semanas
Por: Da Redação Fonte: Marília Notícia
PM inicia atividade delegada em parceria com a Prefeitura de Garça

A Prefeitura de Garça e a Polícia Militar anunciaram o início da atividade delegada no município, na quarta-feira (26). A nova parceria, entre a administração municipal e o Governo do Estado do São Paulo, integra o Projeto Garça Mais Segura.

Após assinatura do convênio entre os órgãos, que envolveu a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a atividade delegada entrou em ação na cidade.

Conter a violência e a criminalidade através de políticas públicas voltadas para a prevenção e repressão, de modo a fomentar o diálogo e a sensibilização da sociedade, e promover a atuação qualificada e eficiente dos órgãos de segurança pública, apresentar uma excelente alternativa para controlar, a curto ou médio prazo, a criminalidade no município.

Com a implantação da atividade delegada pretende-se obter como resultado a redução da violência e da criminalidade, garantindo dessa forma um tempo de resposta significativamente menor de atendimento ao cidadão e maior sensação de segurança.

De acordo com o convênio, uma viatura da Polícia Militar estará exclusivamente a serviço dos interesses do município, sem atender ocorrências normais da PM.

As atividades delegadas serão realizadas por policiais voluntários que se inscreveram para prestar este serviço em suas horas de folga das escalas normais da PM.

O Estado fornece os militares, as viaturas, combustíveis e a manutenção. O município paga as diárias dos PMs.

Ainda de acordo com o convênio, os policiais apoiarão:

– o Departamento de Fiscalização de Posturas, prestando apoio aos fiscais em ocorrências como situações de aglomerações relacionadas à Covid-19, perturbação de sossego, vendedores ambulantes entre outros, permitindo uma maior eficácia nas fiscalizações;

– a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social nas atividades de abordagem social às pessoas em situação de rua, audiências realizadas pelo Creas, dentre outras atividades realizadas pela Secretaria, visando garantir maior segurança aos envolvidos;

–  o patrulhamento preventivo, em locais pré-determinados como patrimônio público municipal (conforme índices criminais), Parque Jaime Nogueira Miranda, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), na quadra poliesportiva adjacente à escola municipal Victor Hugo, entre outros locais conforme solicitação da Prefeitura;

– realizar patrulhamentos intensificados em todo lago artificial J.K. Williams, em especial nas áreas de maior aglomeração e perturbação de sossego, utilizando as instalações do Conseb’s Lago como base estratégica para operações realizadas no local,

– apoiar ações realizadas pelo departamento de trânsito municipal na realização de operações e campanhas.

O início da atividade delegada é considerado pela Prefeitura grande avanço do município na área da segurança. Desde 2018, a administração vinha se empenhando para incrementar o Projeto Garça Mais Segura, com diversas ações (monitoramento dos próprios, videomonitoramento das vias públicas, sistema detecta, etc.)

O efetivo policial a ser utilizado é de dois policiais militares de segunda-feira até quarta-feira e quatro de quinta-feira a domingo, podendo ser ampliado em razão da expansão do programa ou reduzido diante de eventual recuo da atividade irregular ou ainda disponibilidade financeira do município.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.