Terça, 15 de Junho de 2021
14981559897
Saúde GRIPE

Vacina contra a gripe tem baixa adesão em Garça

Campanha começou no dia 12 de abril e até o momento apenas 7,6% das pessoas dos grupos prioritários foram imunizadas nesta primeira etapa na cidade.

03/05/2021 13h41 Atualizada há 1 mês
Por: Da Redação Fonte: G1
Vacina contra a gripe tem baixa adesão em Garça

A prefeitura de Garça divulgou que a cidade está com baixa adesão na vacinação contra a gripe nesta primeira etapa em que estão sendo vacinados os trabalhadores da saúde, indígenas, grávidas em qualquer idade gestacional, mulheres que tiveram filhos a menos de 45 dias e crianças com idade a partir de seis meses até cinco anos completos.

A imunização destes grupos prioritários segue até o dia 10 de maio. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, há 17.362 pertencentes a estes grupos e, destes, apenas 1.381 tomaram a vacina até o momento. Isto é, a cobertura vacinal está em apenas 7,9% no município.

Das crianças de 6 meses a 6 anos de idade, 815 foram vacinadas, das gestantes, apenas 122 tomaram a vacina, dos profissionais da saúde foram 417 vacinados, das puérperas, 9 mulheres receberam o imunizante e 18 idosos dos grupos prioritários foram imunizados.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou desde o último dia 12 de abril e em Garça, a imunização está sendo realizada em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), das 7h às 17h.

É importante destacar que as pessoas que receberam a vacina contra a Covid-19 devem respeitar o intervalo mínimo de 14 dias para tomar a vacina contra a gripe.

A segunda etapa da campanha de vacinação em que vão ser imunizadas as pessoas com 60 anos ou mais e professores das redes pública e privada, começa no dia 11 de maio e termina em 8 de junho.

A terceira e última etapa está prevista para o dia 9 de junho até 9 de julho e irá imunizar pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla), caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo, profissionais das forças armadas, de segurança, salvamento e funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

A gripe é uma doença infecciosa causada por um vírus, normalmente epidêmica, e a vacinação é uma das formas mais eficazes de evitar o agravamento dos sintomas, reduzir as internações e a mortalidade decorrentes de complicações da infecção.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.