Quinta, 06 de Maio de 2021
14981559897
Saúde PANDEMIA

Garça já vacinou quase 17% da população contra a Covid

Com 7.479 doses aplicadas, cidade ocupa 205º no lugar no ranking paulistas no tocante a aplicação da primeira dose.

24/04/2021 10h42 Atualizada há 1 semana
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da redação
Idosa recebe vacina em Garça
Idosa recebe vacina em Garça

Garça já aplicou, até a tarde desta sexta-feira, dia 23, um total de 7.479 doses da vacina contra Covid-19. Com 16,84% % da população imunizada, a cidade está em 205.º lugar no ranking paulista no tocante a aplicação da primeira dose. O governo estadual passou a divulgar, o percentual de vacinação em cada município em relação à população local. A ferramenta digital, que permite a qualquer pessoa acompanhar em tempo real o número de vacinados em todo o estado.

“São dados que nos trazem esperança. Temos uma população de 44.409 habitantes, segundo dados do IBGE, e quase 17% já foi vacinada, ao menos com a primeira dose. Como estamos falando há algum tempo, a vacinação é a esperança de uma retomada da economia. O grande problema é a falta de insumos, de vacina”, colocou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Garça, João Francisco Galhardo.

De acordo com os dados divulgados, até ontem (23) foram vacinados 11.713 garcenses entre os diferentes grupos prioritários. Destas doses, 7.479 foi referente a primeira dose. Com a segunda dose foram vacinados 4.234 garcenses.

“É muito importante que as pessoas sejam vacinadas e continuem com as medidas sanitárias. Por isso estamos orientando nossos comerciantes e comerciários que se atentem. Que aproveitem a abertura do comércio, ainda que não seja em sua totalidade, mas que não se esqueçam das medidas de segurança”, falou o gerente da Acig, Fábio Dias.

Entre as cidades da região a que tem o menor índice de imunização da primeira dose é Álvaro de Carvalhos. Na outra ponta as cidades de Gália e Fernão são as que apresentam maior indicie de vacinação no que diz respeito a primeira dose.

“É importante que a vacinação prossiga em todas as cidades. Nosso comércio atende moradores de várias cidades da região, por isso também torcemos para que esta população seja vacinada. O comércio garcense e uma referência para vários municípios e para a área rural da região”, falou o gerente.

VACINÔMETRO 

Segundo o estado, o ‘Vacinômetro’ é alimentado diretamente com as informações do ‘Vacivida’, plataforma digital integrada para monitorar toda a campanha de vacinação contra a Covid-19 em São Paulo.

O sistema ‘Vacivida’ permite o acompanhamento individualizado e em tempo real dos registros de pessoas imunizadas contra o novo coronavírus. O governo afirma que o banco de dados também conta com relatórios atualizados de doses aplicadas e a cobertura vacinal atualizada dos 645 municípios paulistas.

Desenvolvido pela Prodesp, o sistema está integrado ao aplicativo Poupatempo Digital, e também pode abastecer a base de dados do Ministério da Saúde, conforme destaca o governo estadual.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.