Quinta, 06 de Maio de 2021
14981559897
Geral REPRESENTATIVIDADE

Acig 77 anos: mesmo em pandemia projetos não param

Apesar de sua longa trajetória, entidade não se acomodou e se moderniza na busca de ações que venham ao encontro das novas necessidades.

12/04/2021 16h23 Atualizada há 3 semanas
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da redação
O presidente João Galhardo e seu vice Mauro de Sá.
O presidente João Galhardo e seu vice Mauro de Sá.

No último dia 4 de abril, a Associação Comercial e Industrial de Garça (ACIG) comemorou 77 anos. A pandemia do novo coronavírus, que assola a população mundial, definiu novas regras e a festa teve que ser adiada. 

Como festejar sem abraçar os parceiros que participaram dessa caminhada? Como festejar sem se aproximar daqueles que fizeram e fazem parte dessa história? Mas o adiamento da festa não significa parar e esperar a pandemia passar. Novos projetos entraram em pauta. Novas ações precisaram ser definidas.

“O desejo de todos era fazer, ao menos, uma confraternização, um encontro com os associados. Estamos indo para o segundo ano em que não podemos realizar o tradicional Jantar da Acig. Será mais um julho sem o brilho da festa que tanto gostávamos de fazer, mas a saúde, a vida, e as questões sanitárias devem prevalecer”, falou o presidente da Acig, João Francisco Galhardo, lembrando ainda que a pandemia acabou por coibir o “Café com o Presidente” que aproximava a associação e seus associados e contava com uma participação efetiva dos membros.

De acordo com o gerente da Acig, Fábio Dias, o novo cenário socioeconômico, marcado por uma estagnação na economia, com o caos beirando o empresário, levou a associação a buscar ações que viessem ao encontro das novas necessidades e que, ao menos, minimizassem o drama vivido pelo comerciante e empresário garcense.

“O objetivo da Acig se mantém em, junto com seu quadro de associados, ajudar no desenvolvimento da cidade e até da região. Queremos promover o emprego, mas o momento pede outras ações”, falou o gerente, lembrando que mais que promover, o momento é de tentar manter o emprego.

Segundo o presidente João Galhardo, dentro do propósito de representar a classe e buscar o desenvolvimento da cidade, nesse período em que impera a pandemia e que muitas restrições limitam, principalmente, o funcionamento do comércio, equipe da Acig foi às ruas instruir lojistas em como seguir as normas de higiene exigidas para a segurança de todos.

“Num momento em que muitas informações chegavam de forma desencontrada, que traziam dúvidas e que suscitavam questionamentos a Acig foi até os lojistas levar as instruções seguindo as orientações do setor sanitário. A Associação Comercial de Garça também implantou o Aplicativo Acig Garça para informar os associados e a comunidade”, explicou Galhardo.

 

Ações visam ajudar comerciantes e

empresários em tempos de crise 

Com a experiência adquirida nos seus 77 anos de atividade a Associação Comercial e Industrial de Garça buscou ações que foram além do caráter informativo.

“Sabemos que a situação ainda é crítica e que, por mais que façamos, parecerá pouco, mas ainda assim algo tinha que ser feito”, frisou o presidente, lembrando os ofícios enviados à Prefeitura pedindo a flexibilização dos horários do comércio e sugerindo novos horários de funcionamento.

Galhardo salientou que, somados aos ofícios enviados à Prefeitura, também foram promovidas reuniões com o prefeito João Carlos dos Santos para discutir o assunto.

“Muitos, em todo o país, estão fechando as portas. Sabemos das determinações do governo Estadual, temos ciência dos números da pandemia, mas solicitamos a flexibilização dos horários do comércio, como também enviamos ofícios endereçados a deputados, nos posicionando contra o aumento do ICMS. Era o que podíamos fazer dentro da competência da associação”, falou o gerente, lembrando que a Acig também promoveu a distribuição de máscaras para associados. 

Principais medidas implementadas nesse momento desafiador

Conforme colocado pelo presidente e pelo gerente da Acig, todos estão atentos a pandemia do Coronavírus e seus reflexos econômicos e sociais, e listaram outras ações desenvolvidas pela entidade nesse período. 

-  Diálogo com o poder público, com os lojistas e até mesmo com consumidores, buscando a melhor solução entre o combate ao vírus e o equilíbrio econômico.

- Implantação da plataforma de compras online Garça Shopping.

- Entrega de kit higiênico para o Conselho da Mulher Empreendedora (CMEC)

- Curso em parceria com Sebrae e CMEC – Como deixar seus produtos mais atraentes para na internet e redes sociais.

- Ofício as Imobiliárias sugerindo a redução dos aluguéis

- Desconto na contribuição da Acig

- Desconto no Certificado Digital

- Descontos da Black Friday no plano Accelular e Unimed 

- Oportunidade de Capital de Giro para associados em parceria com a Sicoob Paulista

- Campanha Made in Garça – Valorização do comércio garcense com foco na compra de produtos nacionais e fabricados em Garça.

- Debate Eleitoral virtual com os candidatos à Prefeitura de Garça 2020

- Luta contra a SEMCO em favor dos comerciários garcenses. 

- Conquista do AVCB da Incubadora de Empresas de Garça

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.