Terça, 20 de Abril de 2021
14981559897
Geral SOLIDARIEDADE

“Campanha do Bem” une Legislativo e Executivo para ajudar famílias que sofrem com a pandemia

Junto com a sociedade, frente parlamentar e poder público buscam angariar alimentos para atender os mais necessitados.

07/04/2021 08h30 Atualizada há 2 semanas
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da redação
Vereador Adhemar Marcondes fala durante lançamento da campanha.
Vereador Adhemar Marcondes fala durante lançamento da campanha.

Preocupados com os reflexos econômicos que a crise sanitária vem provocando, os vereadores da Câmara Municipal de Garça decidiram deixar as divergências partidárias de lado e se uniram numa frente parlamentar contra a fome para ajudar as famílias carentes que sofrem os efeitos da pandemia do novo coronavírus no município. 

Através da Comissão de Educação, Saúde e Assuntos Sociais, lançaram a “Campanha do bem”, iniciativa que une a administração municipal através da Secretaria do Bem-estar Social e Fundo Social de Solidariedade, e entidades organizadas da sociedade civil para uma grande mobilização do voluntariado, com o objetivo de criar uma rede de solidariedade para ajudar as famílias em situação de extrema vulnerabilidade, decorrentes da pandemia do coronavírus. Unidos, vão angariar alimentos que serão distribuídos aos mais necessitados.

Um encontro ocorrido na tarde de quinta-feira (01) na sede da Secretaria Municipal do Bem-Estar Social marcou o lançamento oficial da mobilização e definiu algumas diretrizes. Além de arrecadar doações em vários postos distribuídos pela cidade, foi marcada a primeira grande mobilização no dia 16 de abril. Através de um drive thru solidário defronte a Base do Corpo de Bombeiros de Garça, serão coletados mantimentos doados pela comunidade.    

O ato de lançamento contou com a presença de vereadores, dentre eles os integrantes da comissão, presidida por Adhemar Marcondes de Moura (MDB), e tem como membros Antônio Franco dos Santos “Bacana” (PSDB) e Marcelo Miranda (Republicanos). Os vereadores Elaine e Manoel Frederico Abdo Galdino de Carvalho (Lico) também compareceram. Embora os demais integrantes da Casa de Leis não tenham tido a oportunidade de estar presentes por motivos diversos, o vereador Adhemar Marcondes deixou claro que a iniciativa envolve todos os edis, e nessa iniciativa, o fato de ser presidente da Comissão é apenas para cumprir uma função formal. 

“Todos somos presidentes. Todos têm o direito de opinar, porque essa ação envolve todos os membros do Legislativo”, disse ele, recusando o rótulo de líder do movimento. “Estamos superando as diferenças para convergir em prol de uma causa que pretende fazer a diferença na vida de pessoas que estão passando necessidade”, declarou Adhemar. 

A campanha, segundo explicaram os membros da Comissão, surgiu primeiro da observação que precisavam fazer algo concreto em relação aos problemas gerados pela pandemia no município. Posteriormente os demais vereadores foram convidados a fazer parte, assim como o poder público por meio de seus segmentos sociais. Após levantamentos, estudos e reuniões buscando alternativas, surgiu a ideia de envolver a sociedade organizada, empresários e os poderes Executivo e Legislativo para uma ação de caráter efetivamente social. 

“Percebemos que seria importante uma união de todas as autoridades do município, pois o problema não é só da Prefeitura e da Câmara. É problema social e envolve toda a comunidade”, declarou o verea dor Bacana.

Para o vereador Marcelo Miranda, a ideia inicial da proposta foi mantida e alcançada, que era unir todos os poderes em prol de uma causa comum. 

“Percebemos ao longo de todo esse processo de criação da Campanha do Bem, que todos querem ajudar, independente de posição partidária. Não existe liderança, nem situação e nem oposição nessa campanha. Ela visa simplesmente ajudar o próximo, que é a pessoa que está passando fome nesse momento”, destacou Miranda. Seu desejo, que ele mesmo considera ambicioso, é que essa seja a maior campanha de arrecadação de alimentos já realizada em Garça. “Não sabemos quanto tempo essa pandemia vai durar, mas queremos que Garça esteja preparada para enfrentar esse problema”.  

De acordo com a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Hélide Maria Parrera, a ação conta com total respaldo da Prefeitura, e as famílias em situação de vulnerabilidade assistidas pelo Fundo Social de Solidariedade serão as principais beneficiadas com a arrecadação. 

Para a responsável pela pasta, a campanha chega em boa hora, já que a demanda pelos serviços da Secretaria aumentou consideravelmente por causa da pandemia. 

“O quadro de desemprego e afastamento do mercado informal aumentou muito, e isso reflete diretamente na demanda de nosso atendimento, que da mesma forma aumentou drasticamente. Essa parceria vem ao encontro de minimizar os problemas que as famílias de nossa cidade estão enfrentando”, disse Hélide. 

Presente ao lançamento, a primeira-dama do município e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Furlanetto dos Santos primeiramente agradeceu a iniciativa. Enfatizou a situação crítica de muitas famílias que necessitam de ajuda emergencial, e destacou o momento oportuno da Campanha do Bem. 

“Infelizmente não temos como atender todo mundo, e essa campanha vem somar. Eu agradeço muito a parceria e a oportunidade”, falou a primeira-dama. Segundo ela, os alimentos serão distribuídos buscando atingir o maior número de famílias possível. 

Representantes da 4ª Companhia da Polícia Militar e do Tiro de Guerra participaram do lançamento. Além destas instituições, diversas outras estão sendo convocadas para participar da Campanha do Bem. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.