Terça, 20 de Abril de 2021
14981559897
Saúde PANDEMIA

Iacanga adota pulseiras para identificar pacientes com Covid

Medida vale para casos suspeitos e confirmados e busca evitar que essas pessoas circulem pelas ruas durante a quarentena.

06/04/2021 09h17
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Jcnet
Pulseiras só podem ser retiradas pelo médico após a alta (Foto: G1)
Pulseiras só podem ser retiradas pelo médico após a alta (Foto: G1)

Desde esta segunda-feira (5), tornou-se obrigatória em Iacanga, a utilização de pulseiras de identificação por pacientes positivos e com suspeita de Covid-19. Essa iniciativa, segundo a prefeitura, busca inibir a circulação de pessoas diagnosticadas ou com suspeita da doença nas ruas e, desta forma, conter a propagação do coronavírus. Quem não cumprir a determinação receberá multa no valor de R$ 300,00. 

O decreto que oficializa essa medida foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do município nesta segunda. Segundo o Executivo, foram confeccionadas pulseiras de duas cores diferentes - a vermelha, para pacientes positivos, e a laranja, para casos suspeitos. "Se as pulseiras forem retiradas ou rompidas, ou se a pessoa for flagrada violando o isolamento social, ela será, mediante prova fotográfica, multada", informa em nota.

As pulseiras só poderão ser retiradas pelo médico responsável, no momento da alta do paciente. "Estamos tomando essa atitude porque tivemos diversas denúncias que pessoas com Covid-19 e suspeitas circularam normalmente pelas ruas, sem responsabilidade nenhuma, e transmitindo o vírus. Agora, essas pulseiras vão inibir a circulação de pessoas positivadas e suspeitas", afirma a secretária de Saúde, Lara Fanti de Souza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.