Terça, 20 de Abril de 2021
14981559897
Geral ECONOMIA

Mesmo com pandemia, saldo de empregos em Garça é positivo nos primeiros meses do ano

Somando janeiro e fevereiro, dados do Caged apresentam um saldo positivo de 454 empregos no município.

05/04/2021 09h06 Atualizada há 2 semanas
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da redação
Apesar da pandemia, saldo do emprego é positivo (Foto: Arquivo Garça em Foco - registro feito em 2018)
Apesar da pandemia, saldo do emprego é positivo (Foto: Arquivo Garça em Foco - registro feito em 2018)

Apesar da pandemia, a cidade de Garça fechou o ano de 2020 com números positivos na geração de emprego. 

No ano passado, o município viu 605 postos de trabalho serem criados, e mesmo com a crise provocada pelos decretos da quarentena, essa tendência de criação de vagas felizmente vem se mantendo nos primeiros meses deste ano. 

Os dados revelados pelo mais recente levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), elaborado pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia mostram que em janeiro foram realizadas 460 admissões no município, contra 297 desligamentos, com saldo positivo de 253 contratações. Já em fevereiro foram 242 desligamentos, mas em compensação foram gerados 448 novos postos de trabalho com carteira assinada, num saldo positivo de 206 contratações. 

Somando janeiro e fevereiro, o Caged apresenta um saldo positivo de 454 empregos nos primeiros dois meses do ano no município. O Caged funciona com base nas declarações dos empregadores e registra apenas os empregos formais. Os valores são extraídos com base na diferença entre admissões e demissões.

Os números são animadores. Dos cinco setores de atividades econômicas analisados (agropecuária, comércio, construção, indústria e serviços), todos evidenciaram expansão no nível de emprego, e fecharam com saldo positivo de vagas. 

Na terra reconhecidamente do café, onde a indústria do eletroeletrônico galgou importantes passos e conquistou lugar de destaque, é o setor de serviços que vem liderando as contratações com 240 admissões e 75 demissões, com saldo positivo de 165 empregos. 

Com saldo positivo de 23 contratações a indústria ficou em segundo lugar. Foram 80 admissões e 57 demissões em fevereiro. Mesmo castigado pelas medidas restritivas da pandemia, o comércio apresentou saldo positivo de 10 empregos, com 81 admissões e 71 demissões. Já a agropecuária admitiu em fevereiro 28 pessoas, demitiu 20 e teve saldo de oito. A construção zerou no mês, com 19 contratações e 19 demissões.

2020

Durante o exercício passado, um total de 3.481 admissões foi observado no município, contudo, 2.876 demissões ocorreram no período, indicando, assim, um quadro de alta na oferta de emprego, mesmo num ano extremamente conturbado devido à pandemia.

O segmento que mais contribuiu para o cenário positivo foi o de serviços, que teve o aumento de 295 vagas de trabalho, com 1.271 admissões e 976 demissões no ano. A indústria também fechou o exercício de 2020 com dados positivos, ao aferir um saldo de 212 empregos gerados, depois de 904 contratações e 692 demissões. 

A construção civil teve números azuis. Com a contratação de 310 pessoas e desligamento de 215, o setor registrou uma média positiva de 95 postos. O comércio fechou 2020 com saldo positivo de 17 postos, com 714 contratações, contra 697 demissões. Já a agropecuária foi no lado contrário e teve um saldo negativo de 14 postos, com 296 demissões e 282 admissões.

Caged 

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados foi criado como registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho. É utilizado pelo programa de Seguro-Desemprego para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais. 

Esse Cadastro serve ainda como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.