Terça, 20 de Abril de 2021
14981559897
Geral COVID-19

Pandemia: fiscais encontram estabelecimentos descumprindo as normas sanitárias

Ausência de álcool gel nas entradas e falta de aferição da temperatura dos clientes foram as principais irregularidades encontradas pelos fiscais da Prefeitura durante blitz.

27/03/2021 07h55 Atualizada há 3 semanas
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da redação
Enquanto alguns estabelecimentos seguem as normas, outros ignoram as regras sanitárias.
Enquanto alguns estabelecimentos seguem as normas, outros ignoram as regras sanitárias.

Na manhã desta sexta-feira, equipes do Departamento de Fiscalização e Posturas da Prefeitura de Garça, juntamente com a Vigilância Sanitária de Garça, saíram mais uma vez às ruas da cidade para vistorias em estabelecimentos tanto da área central – supermercados, lotéricas, agências bancárias – quanto da periferia. O trabalho tem como objetivo coibir irregularidades quanto ao decreto vigente com determinações e orientações de prevenção a transmissão do coronavírus.

Como amplamente divulgado, nesta fase emergencial do Plano São Paulo um decreto municipal permite o funcionamento de alguns serviços considerados essenciais, dentre eles supermercados e padarias. No entanto, cabe ao proprietário do estabelecimento certas medidas de prevenção, como higienização das mãos dos clientes com álcool gel logo na entrada, bem como aferição da temperatura. Porém, segundo apurado constatado pelo diretor do Departamento de Fiscalização, Marcos Roberto Pellate, e pela chefe da Vigilância Sanitária, Edna Semensato, essas foram as principais irregularidades encontradas nos supermercados da cidade. “Em alguns não encontramos funcionários logo na entrada medindo a temperatura dos clientes, passando álcool em gel nas mãos e distribuindo senhas nas entradas. Todos foram orientados e os reincidentes notificados. Vamos fazer uma fiscalização mais intensa nestes lugares por conta do grande número de denúncias”, explica Pellate.

As autoridades do município alertam que sem as medidas sanitárias básicas, a chance do vírus da Covid-19 se espalhar se torna ainda maior nesse momento que já é caótico para sistema de saúde, com grande número de contaminados e até mortes. “O combate a proliferação do vírus e da pandemia acaba dificultando a saída da fase emergencial, prejudicando economicamente muitos outros setores”, diz Edna.

A fiscalização ainda esteve orientando uma faculdade da cidade, que mantém as aulas presenciais normalmente. A equipe entrou nas salas verificando as condições, e nada de irregular foi encontrado. Apenas aproveitaram a oportunidade para reforçar as orientações básicas. A fiscalização também estará mais intensa nas casas lotéricas e agências bancárias do município, foco de aglomerações.

“Este tipo de ação só terá uma completa eficácia se tiver a participação do poder público efetuando fiscalizações e orientações e, também, a participação e consciência da população em contribuir seguindo as orientações de prevenção ao Covid-19”, destaca Edna Semenssato.

De acordo com o Departamento de Fiscalização, qualquer pessoa que verificar irregularidades no cumprimento das normas sanitárias dos estabelecimentos, pode fazer denúncias de forma anônima, no intuito de contribuir com a saúde pública. Só assim a cidade haverá redução nos casos e a cidade vai avançar nas fases restritivas. Basta entrar em contato pelo disk denúncias da Prefeitura de Garça através do telefone 99807-3002 (WhatsApp). 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.