13°C 27°C
Garça, SP
Publicidade

OMS pede alinhamento urgente do governo brasileiro na condução da pandemia

Diretores da OMS desejaram "firmeza" e "competência" para o quarto Ministro da Saúde do Brasil durante a pandemia e alertaram que as mortes pela Covid-19 no país está dobrando.

22/03/2021 às 16h04
Por: Redação Fonte: Garça em Foco
Compartilhe:
Foto: Fabrice Coffrini/Pool via Reuters
Foto: Fabrice Coffrini/Pool via Reuters

A Organização Mundial de Saúde (OMS) cobrou nesta segunda-feira (22) que a condução da pandemia no Brasil esteja alinhada em todas as esferas de poder e alertou que as mortes pela Covid-19 dobraram no último mês. A entidade também comentou a mudança de cargo no Ministério da Saúde e desejou "firmeza" a Marcelo Queiroga.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adahon, alertou que a pandemia está acelerando no país. Ele deu como exemplo o período entre 15 de fevereiro e 15 de março, quando as mortes semanais dobraram de cerca de 7 mil para 15 mil óbitos no Brasil.

Continua após a publicidade
Anúncio

"O número de casos aumenta, o número de mortes aumento. O Brasil tem que levar isso a sério, seja o governo, seja o povo", advertiu o diretor-geral.

"É um esforço conjunto de todos os atores que realmente reverterá essa tendência de crescimento das mortes, que está muito rápida e se acelerando muito. Mas estamos preocupados, especialmente, com a taxa de mortalidade, que dobrou em apenas um mês", afirmou Tedros.

Ao novo ministro da Saúde, o médico Marcelo Queiroga - o quarto a assumir a pasta em apenas um ano -, os diretores da OMS desejaram "firmeza" e "competência" e pediram coordenação na gestão da pandemia no país.

"Desejamos ao ministro Marcelo Queiroga muita competência e firmeza na condução do enorme desafio que hoje tem o Brasil pela frente. Acho que a mensagem extremamente importante e que ele já se posicionou foi das políticas de saúde serem baseadas em evidências científicas (...) e que sejam alinhadas nas três esferas de governo", disse vice-diretora-geral da OMS, Mariângela Simão.

 

'Levar a sério'

Em todas a coletivas semanais realizadas neste mês de março, a OMS tem alertado que o Brasil precisa levar a pandemia "a sério" para frear o aumento de casos e mortes pela Covid-19.

"A situação é muito séria, muito preocupante. As medidas de saúde pública que o Brasil deveria adotar deveriam ser agressivas – enquanto, ao mesmo tempo, distribui vacinas. (...) Se o Brasil não for sério, vai continuar a afetar toda a vizinhança lá e além. Não é só sobre o Brasil", disse Tedros em 5 de março.

No dia 12, Tedros voltou a demonstrar preocupação com o país e afirmou que o aumento no número de mortes "é muito preocupante".

O diretor-geral destacou na ocasião que a população brasileira deve receber "mensagem claras das autoridades de saúde" sobre a situação do país para saber como agir. "Começando pelo governo, todos os interlocutores devem agir de forma séria", afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Garça, SP
21°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 27°

21° Sensação
3.3km/h Vento
66% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h32 Nascer do sol
06h01 Pôr do sol
Dom 29° 15°
Seg 29° 17°
Ter 29° 19°
Qua 30° 19°
Qui 30° 18°
Atualizado às 10h07
Publicidade